Projetos de segurança alimentar do Paraná pautam discussão nacional em Conferência

15/12/2023
O desempenho do Paraná em ações para garantir alimentação saudável à população foi destacado na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília. Uma equipe de 60 delegados de todas as regiões do Estado participou do evento, que aconteceu de segunda a quinta-feira e teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade". O Sistema Estadual de Agricultura esteve presente por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional. Nas reuniões dos grupos de trabalho, foi ressaltado que, em 2023, o Paraná foi o único estado brasileiro a realizar conferências em todos os municípios. A VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional aconteceu em Foz do Iguaçu, em novembro. Também foram realizadas 22 conferências regionais. Nas três etapas estaduais, participaram mais de 22 mil pessoas, mostrando a importância dessa política para a sociedade e os governos. O Paraná é o estado com mais municípios integrados ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com 222 adesões, representando 54% do total nacional. Há outras 30 adesões em análise. Com isso, essas cidades têm acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente dos municípios com a política do setor. Um dos destaques das ações do Governo do Paraná foi o programa Compra Direta Paraná, criado em 2020, que beneficia quase mil entidades filantrópicas nos 399 municípios do Estado. O governo estadual investiu cerca de 85 milhões de reais entre 2020 e 2022, atendendo 163 cooperativas e associações envolvidas no processo de produção e distribuição de alimentos. (Repórter: Nathália Gonçalves)