Projeto de extensão da UEL cataloga dados da Covid-19 na 17 Regional da Saúde

26/08/2021
O projeto de extensão BR Data – Brasil em Dados, da UEL, Universidade Estadual de Londrina, atua há pouco mais de um ano reunindo dados sobre a Covid-19 na 17ª Regional de Saúde, com sede em Londrina. O projeto busca mostrar como está a pandemia na região e dar suporte para a criação de políticas públicas.

Composto por professores do Departamento de Estatística e por pós-graduandos, o grupo utiliza os dados das secretarias de Saúde dos municípios da Regional, obtidos através de parceria, para catalogar as informações básicas sobre os infectados, como bairro, idade, sexo e esquema vacinal.

O grupo está ativo desde junho de 2020 e vem trabalhando há meses na criação da plataforma online que vai recolher os dados dos municípios e colocá-los em um mapa interativo.

A partir das coletas, a gestão da Saúde municipal pode traçar estratégias de médio ou longo prazo, e políticas públicas. Enquanto o software está em construção, o grupo divulga, semanalmente, as atualizações da pandemia nas redes sociais.

O projeto tem o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública, do Centro de Estudos Sociais Aplicados, e das secretarias de Saúde de Londrina e Arapongas. (Repórter: Felippe Salles)