Projeto da Nova Ferroeste avança mais um passo no processo de licenciamento ambiental

20/01/2021
O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis concedeu neste mês a Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico, Abio, para o projeto da chamada de Nova Ferroeste, Ferrovia EF-277. É mais uma etapa no processo de licenciamento ambiental do projeto, que foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos, a PPI, do governo federal.
O Corredor Oeste de Exportação, Nova Ferroeste terá extensão de 1.370 quilômetros. O projeto abrange a construção de novos trechos e um corredor ferroviário de exportação ligando o polo produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná ao Porto de Paranaguá. A iniciativa atende ao objetivo de ampliar a malha ferroviária nacional, de modo a atender o transporte voltado à exportação, o que favorece a competitividade, a integração e a segurança de mercadorias.
A Abio permite o início dos trabalhos de campo para o diagnóstico ambiental da fauna na área do projeto da Nova Ferroeste. Essa etapa é balizada por um plano de trabalho, analisado e aprovado pelo Ibama, no qual são indicados os pontos de amostragem e a metodologia a ser aplicada. Os dados a serem coletados em campo são essenciais para a avaliação de impactos ambientais da ferrovia, que será debatida com a sociedade após a conclusão dos estudos.
A nova malha ferroviária inclui a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul e Cascavel, um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá, um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu, além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava. As atividades de monitoramento ocorrerão nessas áreas amostrais.
A Ferroeste foi qualificada em meados de 2020 no âmbito do PPI, o que acelera o processo de desestatização. O pedido foi feito pelo Governo do Paraná e significa que a União vai ajudar o Paraná com apoio técnico regulatório necessário em diversas áreas, da modelagem e meio ambiente à atração de investidores.
O Governo do Paraná firmou um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul em 2020 para acelerar projeto. A empresa TPF Engenharia, contratada pelo Governo do Estado, está realizando os Estudos de Viabilidade Técnico-Operacional, Econômico-Financeira, Ambiental e Jurídica.
Na área ambiental ainda faltam liberações para trabalhos de campo de outros órgãos intervenientes, como Funai, a Fundação Nacional do Índio e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A expectativa é colocar a Nova Ferroeste em leilão na B3 entre final deste ano e o começo de 2022. (Repórter: Flávio Rehme)