Projeto Um Dia no Parque tem programação adaptada por conta da pandemia

19/10/2020
O projeto Um Dia no Parque começou no último domingo, em seis Unidades de Conservação, UCs do Paraná, com atividades diferenciadas de conscientização ambiental. A ação é do IAT, Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Rede Pró-UC, a Coalizão Pró-Unidades de Conservação e apoio da Águas Ouro Fino.
O objetivo é incentivar a população paranaense a visitar os parques e as belezas naturais do Estado a fim de mostrar que é possível praticar diversas atividades de lazer enquanto se auxilia na preservação do meio ambiente.
Para garantir a segurança da população e manter o funcionamento das atividades, que já ocorrem há 3 anos no Paraná, a programação do Um Dia no Parque passou por adaptações. Este ano, a maior parte da dinâmica foi online, com um festival de shows, exibição de curta-metragem e palestras.
O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, afirmou que a parceria foi fundamental nessa limpeza, prestando todo o apoio às equipes do IAT e fornecendo materiais de segurança, além de água. //SONORA RAFAEL ANDREGUETTO//
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, participou da limpeza da Ilha do Mel e disse que o Paraná é um exemplo na conservação ao meio ambiente.
Nos parques com adesão do público, todos os participantes tiveram acesso a sacos de plástico reforçados e luvas descartáveis para participar do mutirão de limpeza e manutenção de trilhas.
Neste domingo, também foi relançado o Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná. Podem participar todos os cidadãos com mais de 18 anos e que tenham interesse em colaborar com a manutenção, conservação e participação nas atividades administrativas das reservas naturais do Estado.
Segundo Andreguetto, o objetivo é dar a oportunidade a quem se interessa a apoiar as Unidades de Conservação em diversas atividades, como recepção e no uso público ao turista; manejo de trilhas; combate e prevenção a incêndios; resgate de faunas; entre outras ações administrativas. //SONORA RAFAEL ANDREGUETTO//

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site do IAT, o www.iat.pr.gov.br, e escolher a Unidade de Conservação e a área que deseja atuar. (Repórter: Flávio Rehme)