Projeto Tutor-Zelador amplia preservação e manutenção de escolas da rede estadual
21/05/2024
O projeto Tutor-Zelador do Fundepar tem transformado a realidade das escolas da rede estadual de ensino. Implementada há nove meses, a iniciativa é baseada na capacitação de diretores e gestores escolares para a identificação da necessidade de serviços de limpeza e ajustes estruturais, por exemplo. Até agora, o projeto já alcançou mil 369 escolas, por meio dos 32 técnicos pedagógicos, que são os tutores-zeladores, distribuídos pelos Núcleos Regionais de Educação. Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o Tutor-Zelador ajuda os diretores a tomarem as melhores decisões para as escolas estaduais, que naturalmente precisam de reparos. // SONORA ELIANE TERUEL CARMONA //
Rosa Caldeira é responsável pela execução do projeto no Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. Com 80% das escolas integrantes da região já visitadas, a tutora reconhece a importância do trabalho tanto para a averiguação estrutural quanto para a aproximação e escuta das demandas das comunidades escolares. // SONORA ROSA CALDEIRA //
Para o diretor-auxiliar Tiago Vidal da Silva, do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais, o programa tem sido benéfico para os estudantes. // SONORA TIAGO VIDAL DA SILVA //
Para Claus Marchiori, gerente do projeto na Fundepar, um dos pontos fortes do programa é o trabalho das equipes técnicas na conservação e manutenção dos prédios escolares. // SONORA CLAUS MARCHIORI //
Dos 32 Núcleos Regionais de Educação, 11 já receberam visitas em 100% das escolas. Em 2024, o objetivo é ampliar o projeto, mantendo a máxima cobertura dos técnicos designados e alcançando número ainda maior de instituições. (Repórter: Nathália Gonçalves)
Rosa Caldeira é responsável pela execução do projeto no Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul. Com 80% das escolas integrantes da região já visitadas, a tutora reconhece a importância do trabalho tanto para a averiguação estrutural quanto para a aproximação e escuta das demandas das comunidades escolares. // SONORA ROSA CALDEIRA //
Para o diretor-auxiliar Tiago Vidal da Silva, do Colégio Estadual Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais, o programa tem sido benéfico para os estudantes. // SONORA TIAGO VIDAL DA SILVA //
Para Claus Marchiori, gerente do projeto na Fundepar, um dos pontos fortes do programa é o trabalho das equipes técnicas na conservação e manutenção dos prédios escolares. // SONORA CLAUS MARCHIORI //
Dos 32 Núcleos Regionais de Educação, 11 já receberam visitas em 100% das escolas. Em 2024, o objetivo é ampliar o projeto, mantendo a máxima cobertura dos técnicos designados e alcançando número ainda maior de instituições. (Repórter: Nathália Gonçalves)