Programa de energia renovável do Governo do Estado atrai interesse de produtores

18/08/2021
Somente na semana passada, os escritórios municipais do IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater, receberam 2 mil 243 consultas de produtores rurais interessados no programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaPR. O programa está em fase de credenciamento das empresas e responsáveis técnicos que vão prestar o serviço.

Cerca de 217 empresas integradoras de energia solar estavam cadastradas até esta terça-feira, sendo que 120 já estão homologadas para atender os produtores interessados em projetos.

As empresas habilitadas vão elaborar e executar projetos técnicos, prestar serviços de instalação e realização de assistência técnica em sistemas de geração de energia solar para produtores rurais, empresas rurais, cooperativas agropecuárias e outras organizações do campo no Paraná.

O programa também está cadastrando pessoas jurídicas e pessoas físicas habilitadas para elaboração e execução de projetos técnicos para prestação de serviços de instalação e de assistência técnica em geração de energia elétrica na modalidade biogás/biometano. Até o momento, 10 empresas já se cadastraram e duas foram homologadas.

O Governo do Paraná busca a constituição de políticas públicas que ajudem os produtores rurais de diferentes cadeias produtivas na viabilidade e competitividade de seus negócios. Com o RenovaPR, o objetivo é oferecer condições para agricultores e empresas promoverem a autoprodução de energia, própria e renovável, com a possibilidade de reduzir custos de produção e ampliar suas atividades. O cadastro para os projetos é gratuito e feito exclusivamente pela internet.

O IDR-Paraná é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Mais informações sobre o RenovaPR e como se inscrever acesse o site www.idrparana.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)