Programa de Iniciação Científica do Paraná começa com mais de 80 trabalhos acadêmicos

16/07/2019
Até esta quinta-feira, acontecem as apresentações do Programa de Iniciação Científica do Iapar, o Instituto Agronômico do Paraná. Os 81 trabalhos acadêmicos fazem parte do vigésimo sétimo Seminário do ProICI e do nono Seminário do Programa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As apresentações acontecem no auditório do Iapar em Londrina e as que tem formato de pôster são realizadas no saguão do prédio principal. Os trabalhos científicos são de estudantes de graduação de 13 universidades públicas e privadas de todo o Paraná nos diversos polos de pesquisa e estações experimentais do Iapar espalhados pelo Estado. Além de receber os estudantes, pesquisadores do Instituto orientam os universitários na pesquisa, que vai além da Agronomia. O Programa de Iniciação Científica deste ano conta com acadêmicos de diversos cursos, como Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Química, Economia e Zootecnia. A assessora da diretoria de pesquisa do Iapar, Vania Cirino, ressaltou que em 27 anos de atuação, mais de mil estudantes já passaram pelo programa, o que foi decisivo na formação dos universitários.// SONORA VANIA CIRINO//Muitos alunos que passaram pelo Programa de Iniciação Científica se tornaram pesquisadores do Iapar, como a pesquisadora e atual coordenadora do mestrado em Agricultura Conservacionista, Rubia Molina, que foi bolsista do programa durante a graduação. Nesta semana, também foi homenageada postumamente a pesquisadora do Iapar, Marizangela Ávila, que era membro do Comitê Institucional do programa. Todos os participantes fizeram um minuto de silêncio em memória ao trabalho da pesquisadora, que faleceu há pouco tempo. (Repórter: Priscila Paganotto)