Programa da Copel, Rede Elétrica Inteligente chega a Irati e Rio Azul

21/12/2023
A modernização que irá permitir o acompanhamento do consumo em tempo real pelos clientes da Copel no Paraná está chegando a mais dois municípios. A partir desta semana, moradores de Irati e Rio Azul passam a receber a visita dos técnicos para a troca do relógio de luz convencional por medidores inteligentes. Esta atualização tecnológica é realizada por meio do Programa Rede Elétrica Inteligente, agora presente em 81 cidades paranaenses. Os novos aparelhos fazem a leitura automática do consumo, indicam a falta de energia diretamente ao centro de controle da Copel e permitem comandos remotos, agilizando e aprimorando a gestão dos serviços de eletricidade. Além dos medidores inteligentes presentes em cada unidade consumidora, a Copel está investindo em dispositivos de comunicação e automação instalados na rede de distribuição. Eles enviam informações às centrais de controle da Companhia, agilizando, por exemplo, a localização do ponto de origem de uma interrupção na rede. O programa está prestes a finalizar a instalação de 600 mil medidores, nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Atualmente, a substituição dos aparelhos está na fase final em Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. Os trabalhos seguem em andamento em Ponta Grossa, onde 12% dos medidores já foram substituídos, e recentemente estenderam-se a Prudentópolis e São Mateus do Sul. A substituição é realizada pela empresa contratada Eleng, que está oferecendo oportunidades de trabalho e treinamento nos locais contemplados pelo programa da Copel. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região Sul do Estado, é de aproximadamente 820 milhões de reais. A troca do medidor leva em média 30 minutos, com o consumo de energia desligado na unidade consumidora. O serviço é gratuito e realizado exclusivamente na entrada de serviço, local onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão identificados com crachá e possuem uma carta de apresentação emitida pela Copel. Após a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar seu consumo em tempo real através do aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. Ele também possibilita a solicitação de serviços, o acompanhamento de débitos e a recuperação de informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades. (Repórter: Felippe Salles)