Programa com foco no cuidado da saúde mental de policiais militares faz quase 100 atendimentos em Londrina

20/01/2021
Desde o final de novembro de 2020, a Secretaria da Segurança Pública tem atuado com o programa Prumos, em todo o Estado, com o objetivo de prevenir e cuidar da saúde mental de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além de seus familiares. Na região de Londrina, no Norte do Paraná, os serviços são oferecidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial e contam com apoio de quatro profissionais, duas psicólogas e duas assistentes sociais. Só nesta região, durante os quase dois meses do programa, já foram quase 100 atendimentos, 50 deles durante as três primeiras semanas de janeiro. No início do programa, os atendimentos eram feitos pela CAP Londrina, dentro de unidades da PM. Mas, para ter um atendimento mais isento e diferenciado, desde o dia 4 de janeiro os trabalhos passaram para uma nova unidade, um local discreto, localizado na região central da cidade, na Rua Hugo Cabral. Assim estes profissionais poderão se sentir mais à vontade ao procurar pelos serviços oferecidos. O coordenador do programa em Londrina, tenente Danilo Alexandre Mori Azolini, disse que o Prumus é importante para melhorar a qualidade de vida do policial, que poderá desempenhar um melhor serviço para a sociedade.// SONORA DANILO ALEXANDRE MORI AZOLINI.// Os serviços incluem atendimento psicológico e ações de prevenção à saúde mental, com psicoterapia, atendimentos de assuntos pessoais, dependendo do caso, e, também, avaliação psicológica para cirurgias bariátrica, de histerectomia e de vasectomia. Também são atendidos policiais que passaram por algum incidente crítico como um confronto armado, por exemplo. Já o trabalho do serviço social atua na orientação e encaminhamento de situações de vulnerabilidade social, que envolve as questões socioeconômicas, profissionais que passam por alguma privação, relacionadas às políticas públicas ou área da saúde como o acesso a medicamentos, e demais atendimentos em respeito aos direitos sociais. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 da manhã às cinco horas da tarde, e devem ser agendados, pessoalmente ou pelo e-mail caplondrina@sesp.pr.gov.br. (Repórter: Amanda Laynes)