Programa Telemedicina Paraná chega a 2 mil e 300 atendimentos

28/04/2020
O Telemedicina Paraná completou nesta segunda-feira 2.395 atendimentos, auxiliando nas medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado. Lançado há duas semanas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o serviço de atendimento de saúde online pode ser acessado de qualquer local do Estado pelo site ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e IOS. Além de agilizar o atendimento médico à população, a plataforma ajuda a diminuir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde, evita aglomerações e deslocamentos, protege os profissionais de saúde e permite que o cidadão passe por consulta de casa. O serviço também permite o suporte para diagnóstico clínico de forma remota, com a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos. De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, a telemedicina conecta pacientes aos especialistas, reforçando o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde.// SONORA ALDO NELSON BONA//
Atuam na plataforma 160 médicos, enfermeiros e estudantes de cursos da área da saúde das universidades estaduais do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Dos 2.395 atendimentos, 188 pacientes consultaram os médicos da plataforma e apenas dez foram encaminhados para as unidades de saúde. Os demais fizeram o cadastro e não deram continuidade à triagem ou não tinham qualquer sintoma relacionado ao novo coronavírus. Heidi Kruklis, uma das médicas indicadas pelo Conselho Regional de Medicina para atuar no serviço, já atendeu cerca de 40 pacientes na plataforma e acredita que a consulta remota vai ser mais usada após o período de pandemia.// SONORA HEIDI KRUKLIS//
O novo serviço foi idealizado como parte integrante da Ação de Extensão Contra o Novo Coronavírus. A iniciativa conta com bolsistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, que desenvolvem projetos voltados a ações de prevenção, cuidados e combate à pandemia. O Telemedicina Paraná foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, a partir de uma demanda da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e dos Conselhos Regionais de Medicina e de Psicologia do Paraná. Os estudantes atuam na etapa da triagem, com supervisão de profissionais coordenadores. Nesta terça-feira, o Telemedicina Paraná passou a contar também com o atendimento psicológico gratuito, com 14 psicólogos voluntários. A psicóloga Jeanine Rolin afirma que esse serviço é importante neste momento.// SONORA JEANINE ROLIN//
Após o cadastro no aplicativo ou no site, o paciente preenche um formulário sobre a condição de saúde. O sistema faz uma triagem inicial por meio da inteligência artificial. Se o paciente não for identificado com possíveis sintomas de coronavírus recebe orientações de como se prevenir. Se for identificado com algum sintoma, é encaminhado para a nova triagem com profissionais e estudantes da saúde, com atendimento online via WhatsApp. Se os sintomas não forem de Covid-19 ele recebe novas orientações. Na consulta online, o médico dá o diagnóstico, com a possibilidade de encaminhamento para atendimento presencial na unidade de saúde. O médico também pode prescrever medicamentos e emitir atestados. (Repórter: Priscila Paganotto)