Programa SUS Digital tem adesão de 100% dos municípios paranaenses

08/05/2024
A Secretaria de Estado da Saúde formou um grupo de trabalho para a elaboração do plano de implantação do Programa SUS Digital no Paraná. Com a adesão dos 399 municípios, o programa da Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, tem o objetivo de ampliar a acessibilidade da população aos serviços e ações da área em todo País. Inicialmente, o governo federal repassou ao Paraná cerca de 4 milhões e 100 mil reais de incentivo para a elaboração dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital das quatro macrorregiões e municípios. Esse plano passa por três etapas: o diagnóstico situacional do território, o estabelecimento do grau de maturidade digital com base na aplicação do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital, além da análise do diagnóstico situacional do território e das recomendações decorrentes da aplicação desse índice nacional. O programa busca criar um ambiente colaborativo entre os diversos atores do SUS, capaz de garantir o aprimoramento da gestão, por meio da transformação digital. Um dos domínios avaliados no Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital do Estado e municípios será o Telessaúde, que corresponde a ações que utilizam recursos de Tecnologias da Informação e da Comunicação para promover o cuidado em saúde entre todos os níveis de atenção no âmbito do SUS. No Paraná, o Núcleo Estadual de Telessaúde foi instituído pela Sesa, e desde então oferece ações de telediagnóstico em dermatologia e eletrocardiograma por intermédio da Oferta Nacional de Telediagnóstico do Ministério da Saúde para os municípios da 1ª Regional de Saúde. Desde a implantação já foram realizados mil 521 laudos de lesões de pele e 59 mil 828 laudos de eletrocardiograma para os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A Sesa também iniciou neste ano a expansão do telediagnóstico em dermatologia para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo, e foi iniciada também a expansão do telediagnóstico em eletrocardiograma para os 77 municípios das regiões de Toledo, Pato Branco, Telêmaco Borba, Ivaiporã e Londrina. (Repórter: Gustavo Vaz)