Programa Prumos leva qualidade de vida a policiais e agentes de segurança Pública
15/03/2021
O Programa Prumos, criado em 2020 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Segurança Pública, atua para melhorar a qualidade de vida de policiais militares e civis, agentes penitenciários, bombeiros e peritos oficiais e seus dependentes. A unidade de Curitiba, que atende desde janeiro, oferece ações voltadas à saúde mental dos servidores. A unidade está instalada fora das instituições de segurança, adaptado para a atividade e o acolhimento. Também tem espaço próprio em Londrina. Há outros centros de atendimento em unidades policiais de mais 17 cidades do Interior. Segundo o gestor do Centro de Atendimento Psicossocial da Segurança Pública, de Curitiba e Região Metropolitana, Eduardo Rodrigues Cabrera, que é perito da Polícia Científica, o programa está se fortalecendo a medida em que os servidores passaram a ter mais confiança nos serviços prestados.// SONORA EDUARDO RODRIGUES CABRERA.//De acordo com Cabrera, a Segurança Pública tem diversas peculiaridades e a intensa exposição dos profissionais a situações de violência pode afetar a saúde e o relacionamento familiar. Por isso a preocupação da Secretaria em oferecer atendimento ambulatorial para prestar os primeiros cuidados e, caso necessário, fazer o encaminhamento do profissional para atendimento especializado.// SONORA EDUARDO RODRIGUES CABRERA.// O psicólogo Marcos José Alves Cesar Netto, que já prestou atendimentos antes do Prumos em unidades da Polícia Militar, explica que o maior objetivo do programa é fazer com que o agente de segurança pública possa solucionar problemas consigo e com seus familiares, para que possa ter mais qualidade de vida e, consequentemente, melhor desempenho no trabalho.// SONORA MARCOS JOSÉ ALVES CESAR NETTO.// Para o psicólogo Ednomar Calisto Lauriano, que também atua no Prumos Curitiba, o desafio de trabalhar com os profissionais de segurança pública é recompensador quando se acompanha a evolução do paciente.// SONORA EDNOMAR CALISTO LAURIANO.// A assistente social Generci Terezinha Tosatti explica que o atendimento em um local neutro, fora das unidades policiais, proporciona mais tranquilidade para que o servidor possa conversar com mais privacidade e sigilo.// SONORA GENERCI TEREZINHA TOSATTI.// Com a pandemia, os atendimentos foram readequados e as atividades em grupo foram continuadas por meio de videoconferências. (Repórter: Marcelo Galliano )