Programa Porto Escola, no Litoral, começa as atividades deste ano

14/03/2019
O Programa Porto Escola, organizado pelos Portos do Paraná, no Litoral, começou as atividades de 2019, nesta quinta-feira. A primeira turma reuniu 85 alunos da Escola Municipal Doutor Aníbal Ribeiro Filho, de Paranaguá, com objetivo de apresentar as atividades portuárias, o cuidado com o meio ambiente e noções de segurança. Este é o quinto ano do projeto, que tem como objetivo atender 2 mil e 500 crianças até dezembro. Segundo o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, esse é um programa de Educação Econômica, Ambiental e Social.// SONORA JOÃO PAULO SANTANA.// Segundo o diretor, a ideia é ampliar ainda mais o projeto para levar mais escolas de todo o Litoral, incluindo as crianças das ilhas, para conhecer o porto. Os alunos são recepcionados na sede administrativa dos Portos do Paraná, o Palácio Taguaré. Depois de assistirem palestra e receberem materiais complementares para levar para casa, os estudantes fazem um passeio pela faixa portuária, contextualizando as informações que receberam na apresentação. No cais, a grandeza e o volume das operações são o que mais chamam a atenção de professores e alunos. A professora Janete Correia da Silva, que participou pela quinta vez do projeto, disse que para as crianças, esta é uma oportunidade única de conhecer o que move a cidade de Paranaguá.// SONORA JANETE CORREIA DA SILVA.// O aluno Alexandre Rodrigues, de 9 anos, disse que gostou de aprender mais sobre os animais marinhos.// SONORA ALEXANDRE RODRIGUES.// A partir desta semana, todas as quintas-feiras o Porto de Paranaguá vai receber novos grupos de alunos. O Projeto Porto Escola é uma ação dos Portos do Paraná, promovida em convênio com as Prefeituras de Paranaguá e Antonina. A ação é voltada para professores e alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de ambos os municípios. Em Antonina, a atividade vai começar no mês de julho. Como continuidade à visita, para instigar ainda mais a participação dos alunos e professores no projeto, o Porto Escola também promove, semestralmente, um concurso de desenhos. Esse trabalho é conduzido pelos professores, em sala de aula. Este ano, os concursos estão previstos para os dias 03 de julho e 28 de novembro. (Repórter: Juliano Gondim)