Programa Paraná Eficiente avança com nova missão do BIRD ao Estado

15/04/2024
O Governo do Estado recebeu nesta segunda-feira a terceira missão do BIRD, Banco Mundial, para tratar do Programa Paraná Eficiente. A reunião foi com o Comitê Gestor do programa, voltado à modernização da gestão pública do Paraná e que envolve um total de 130 milhões de dólares em recursos junto ao BIRD e já teve desembolso de quase 39 milhões de dólares, 30% do total. Ao longo desta semana, técnicos do BIRD vão realizar encontros com as diversas secretarias de Estado que fazem parte do programa. O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Marcos Marini, explicou que este é um momento importante após dois desembolsos já realizados e com mais dois a serem feitos neste semestre.// SONORA MARCOS MARINI.//

Segundo Daniela Pena, oficial sênior de Operações da Área de Saúde do Banco Mundial e uma das gerentes do projeto Paraná Eficiente, as expectativas do trabalho iniciado agora são excelentes, visto já terem observado avanços desde a última missão.// SONORA DANIELA PENA.//

O projeto Paraná Eficiente, previsto para durar cinco anos, é dividido em dois componentes: o componente 1 com foco em programa por resultados, no valor de 120 milhões e 500 mil dólares, e o componente 2, que compreende assistência técnica, com áreas transversais para apoiar o programa para resultados, no valor de nove milhões e 500 mil dólares. Os recursos da operação devem ser destinados ao financiamento parcial de ações já previstas no Plano Plurianual e em conformidade com as alocações estabelecidas na Lei Orçamentária Anual. As áreas que devem se beneficiar dos resultados são Saúde, na prestação e modernização dos serviços; Instituto Água e Terra e Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, na modernização ambiental e de riscos de desastres para melhor prestação de serviços; e secretarias do Planejamento, da Administração e da Previdência e da Inovação, Modernização e Transformação Digital, no fortalecimento do planejamento do setor público e gestão de investimentos. (Repórter: Felippe Salles)