Programa Aluno Energia da Copel transforma a vida de estudantes de engenharia

25/06/2024
A vida dos estudantes de engenharia elétrica beneficiados pelo Aluno Energia, programa da Copel que oferece bolsas de estudos e aproxima os universitários do mercado de trabalho, já começou a se transformar. Os selecionados na primeira edição do programa, lançado em novembro do ano passado, já concluíram o semestre inicial como beneficiários de uma bolsa mensal equivalente ao salário mínimo paranaense, hoje no valor de R$ 1.989,86, e começaram a aprender com os mentores, engenheiros eletricistas da Copel, e com a realidade prática da empresa. Enquanto isso, os 15 alunos recém-selecionados para a segunda edição do programa, cujo resultado foi divulgado no último dia 14, se preparam, em todo o Paraná. A candidatura foi aberta a calouros que ingressaram por sistema de cotas, cursaram o ensino médio integralmente em escola pública e não possuem outra fonte de renda. O processo seletivo incluiu a apresentação de documentos, elaboração de vídeo, redação e uma entrevista final. Os alunos selecionados também fazem um estágio na empresa nos dois últimos anos da graduação. Investimento no futuro dos jovens engenheiros e da própria companhia, o programa Aluno Energia ajuda a promover a educação de qualidade, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável elencados pela ONU como prioridade até 2030. A empresa se comprometeu voluntariamente com os objetivos e priorizou seis deles, incluindo o objetivo ligado à educação. (Repórter: Gustavo Vaz)