Profissionais residentes no Litoral reforçam gestão ambiental dos Portos do Paraná

20/07/2021
Cada vez mais, moradores dos municípios da região reforçam o time de cuidado permanente com o Meio Ambiente nos Portos de Paranaguá e Antonina. Dos 21 profissionais que atuam na equipe contratada para auxiliar na gestão ambiental da Portos do Paraná, quase todos são formados no litoral do Estado. O reforço veio, de maneira mais efetiva, em maio, com o novo contrato para a execução dos programas ambientais exigidos pela Licença de Operação dos portos paranaenses, com a empresa Cia Ambiental, contratada pela Portos do Paraná.
Foram contratados seis novos técnicos de meio ambiente e um de gerenciamento de risco. Eles atuam em apoio aos programas ambientais, às inspeções e auditorias e em complementação às ações de implementação do Sistema de Gestão Integrada. Ao todo, pelo contrato com a empresa, são 19 profissionais que concluíram ou estão para concluir as respectivas formações na região. Uma estagiária; sete técnicos de meio ambiente; quatro gestores; uma assistente administrativa; e seis analistas. Uma das profissionais que vieram com o novo contrato é a oceanógrafa, coordenadora do Programa de Gestão Ambiental, Edna Wisnieski. Ela se formou no Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná, em Pontal, onde também concluiu o mestrado. // SONORA EDNA WISNIESKI .// Desde o último mês de junho, Rafael Peres, técnico em meio ambiente, formado no Colégio Estadual Brasílio Machado, em Antonina, faz parte da equipe, ele atua como técnico de gerenciamento de risco// SONORA ARAFAEL PERES .//
Da equipe permanente, 95% ingressaram na empresa em virtude da relação contratual com a Portos do Paraná. Neste momento, 100% equipe é residente no Litoral e moram em Paranaguá, Antonina, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná. (Repórter: Edson Thomaz)