Profissionais da área cultural do Paraná vão ter acesso a cursos de extensão e pós-graduação gratuitos

04/10/2019
Os profissionais que trabalham na área cultural do Paraná vão ter acesso a cursos de extensão e pós-graduação gratuitos a partir do ano que vem. O secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, assinou, nesta quinta-feira, em Londrina, o termo de parceria com a UEPG, Universidade Estadual de Ponta Grossa, que vai ofertar os cursos na modalidade de Educação a Distância para gestores, produtores e conselheiros de cultura. O anúncio foi feito no Cine Teatro Ouro Verde, durante a abertura do décimo sétimo Festival de Dança de Londrina. O festival termino no dia 13 deste mês e conta com 15 espetáculos nacionais e internacionais, além de oficinas e outras atividades paralelas. O evento tem apoio do Profice e é patrocinado pela Copel. Durante a solenidade, também foi lançado oficialmente o terceiro edital do Profice, o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, que vai destinar 33 milhões de reais, em renúncia fiscal, para dez áreas artístico-culturais. De acordo com o secretário Hudson José, a qualificação dos profissionais da área atende aos pedidos feitos nas audiências regionais de Cultura, promovidas pelo Governo do Estado neste ano, com a participação de 1.319 pessoas, de 145 municípios.// SONORA HUDSON JOSÉ//O secretário afirmou, ainda, que as capacitações vão atender as demandas que muitos grupos culturais têm, como a dificuldade de finalizar e apresentar projetos para captação de recursos, tanto para o Profice como para outras leis de incentivo. Neste primeiro momento, vão ser ofertados três cursos: a pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas de Cultura, com mil vagas e 360 horas; os cursos de extensão para Produtor Cultural, com mil vagas e 40 horas de formação; e para Conselheiros de Cultura, com a disponibilidade de 750 vagas. A secretaria, porém, estuda firmar parcerias com as outras universidades estaduais para dar mais capilaridade às capacitações. A assessora da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Elietti de Souza, explicou que as formações foram pensadas tendo em vista as diferentes etapas do processo cultural.// SONORA ELIETTI DE SOUZA//A Secretaria da Comunicação Social e da Cultura firmou, ainda, um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Cambé, no Norte do Estado. O objetivo é a implantação do sistema Pérgamo, destinado à digitalização do acervo do Museu Histórico do município. (Repórter: Priscila Paganotto)