Professores do Paraná podem trabalhar com jogos eletrônicos em sala de aula

10/03/2020
Usar novas abordagens em sala de aula foi uma das bases que a professora Silvia Stelmastchuk seguiu para levar aos estudantes uma atividade que, em três décadas de atuação na rede estadual de ensino do Paraná, não pensou que seria possível: trabalhar com jogos eletrônicos na disciplina de Educação Física. A ideia foi apresentada pelo Currículo da Rede Estadual Paranaense, documento da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte lançado no mês passado e voltado aos anos finais do Ensino Fundamental. O documento funciona como um grande guia desenvolvido a partir da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular do Paraná. Ele reúne os conteúdos essenciais a serem trabalhados em cada disciplina, separados por ano, além de sugestões de como distribuir esses conteúdos nos trimestres letivos. Em relação à disciplina de Educação Física, é apresentada a temática “Brincadeiras e Jogos”, que tem como objeto de conhecimento os jogos eletrônicos. A professora Silvia Stelmastchuk está trabalhando a temática com estudantes do sétimo ano do Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, em Maringá. Ela conta que para fazer um teste com a turma levou diversos minigames, que podem ser conectados à televisão da sala.// SONORA SILVIA STELMASTCHUK//Após trabalhar a parte teórica dos jogos com os alunos, a professora organizou um circuito de games. Além da estação dos jogos eletrônicos, foram montadas mesas com jogos de tabuleiro, como xadrez e Imagem & Ação. Aos alunos, vai ser aplicado um quiz sobre o conteúdo, com perguntas que envolvem pontos como a evolução da parte gráfica dos jogos, as gerações, personagens clássicos, entre outros. A professora também planeja trabalhar o game Just Dance, em que o jogador precisa seguir os movimentos do dançarino da tela. Segundo ela, o envolvimento com os minigames resultou em uma dinâmica bastante interessante entre os estudantes, que ficaram motivados a pesquisar mais sobre o assunto e alguns chegaram a levar itens antigos ligados à temática, como fliperama que os pais ainda tinham em casa.// SONORA SILVIA STELMASTCHUK//A ideia da professora é usar os jogos eletrônicos em sala de aula para ajudar a aprimorar noções de cooperação e trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégia e também estimular a coordenação motora fina dos estudantes. (Repórter: Priscila Paganotto)