Professores do Paraná criam metodologias práticas para motivar os alunos
15/05/2019
O ensino teórico aliado a atividades práticas enriquece o currículo, facilita o processo de ensino e aprendizado e torna as aulas mais interativas. Trata-se da metodologia do ensino prático, que tem transformado as aulas nas escolas da rede estadual de ensino. No Colégio Estadual do Campo de Rio da Prata, em Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Paraná, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula prática de Ciências, em que puderam observar o desenvolvimento das células procarióticas e eucarióticas e a diferença entre os organismos unicelular e pluricelular. Foram usadas frutas para representar as estruturas celulares e as organelas. Os lisossomos foram representados com uvas, o complexo golgiense com tangerina, o núcleo com a maçã, a casca da maçã representou o material genético na célula procariótica, e assim sucessivamente com as outras organelas celulares. A aluna do 7o ano, Poliana Moreira Wrublak, de 12 anos, disse que achou a aula mais interessante.// SONORA POLIANA MOREIRA WRUBLAK//No Colégio Estadual Tancredo Neves, em Imbaú, nos Campos Gerais, a professora de Biologia fez uma aula diferente sobre carboidratos, conteúdo previsto na disciplina, com os alunos do 1° ano do Ensino Médio. Cada aluno levou de casa fruta, verdura, legumes e grãos. Com a aplicação de pequenas gotas de iodo, eles observaram que a substância mudava de cor, do marrom avermelhado para o preto. Já os alimentos sem as moléculas não mudaram de cor. Por meio da reação química, os estudantes também perceberam que os alimentos de origem animal não possuem moléculas de carboidratos, diferente dos alimentos de origem vegetal. Para os alunos do Ensino Médio dos colégios estaduais Professora Helena Ronkoski Fioravante e Manoel Antônio Gomes, ambos do município de Reserva, também nos Campos Gerais, ver e entender os conteúdos de movimento uniforme, velocidade e aceleração nunca foi tão fácil. A professora de Física fez uma pesquisa na internet e adaptou um experimento com uma garrafa pet, água e óleo de cozinha. Com isso, ela desenvolveu uma aula prática que fez os alunos compreenderem melhor os conteúdos da disciplina. (Repórter: Priscila Paganotto)