Professores da rede estadual farão cursos especiais no Canadá

17/06/2019
A Secretaria de Estado da Educação vai liberar professores da rede estadual de ensino selecionados para cursos de aperfeiçoamento pedagógico no Exterior, por meio do programa CICAN, Colleges and Institutes Canada. O afastamento será com ônus limitado, ou seja, nesse período de estudos os docentes vão continuar recebendo o salário e demais vantagens do cargo, função ou emprego. Nos próximos dois meses, professores de diferentes disciplinas viajarão para o Canadá para participar de cursos de inglês, gestão de sala de aula e aprendizagem focada nos alunos. Após a conclusão dos cursos, os professores vão multiplicar os novos conhecimentos e experiências nas escolas em que atuam e também em eventos, seminários, cursos e webconferências, quando convidados pela Secretaria. A professora Rosane Mayer, que trabalha no Ensino Fundamental e Médio da rede estadual há 14 anos, afirma que a expectativa é grande para o período de imersão e estudos, esperando aplicar os novos conhecimentos em um projeto de combate ao bullying e valorização das habilidades dos estudantes. // SONORA ROSANE MAYER //
Para o professor de Biologia João Paulo Wamser, do Colégio Estadual Victor Bussmann, de Campo do Tenente, na Região Metropolitana de Curitiba, o maior ganho do curso será proporcionar a troca de experiências com os educadores canadenses, que depois serão compartilhadas com os colegas do Paraná.
A liberação do servidor para cursos no Brasil e no Exterior está previsto em decreto e deve ser previamente autorizada pelo chefe do Poder Executivo, não podendo o servidor público se afastar antes da publicação da autorização no Diário Oficial. (Repórter: Rodrigo Arend)