Professores da Universidade Estadual de Londrina embarcam nesta segunda-feira para Abu Dhabi para disputar prêmio

13/10/2019
Dois professores do Departamento de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Exatas da UEL, a Universidade Estadual de Londrina, são semifinalistas do Prêmio de Pesquisa em Segurança Cibernética. O prêmio é uma iniciativa internacional que reúne Universidades e empresas dos Emirados Árabes para reconhecer pesquisas relacionadas à segurança cibernética, cidades inteligentes e inteligência artificial. Os pesquisadores Sylvio Barbon Junior e Bruno Bogaz Zarpelão embarcam nesta segunda-feira para Abu Dhabi para fazer uma apresentação oral, que representa a segunda etapa do processo de seleção. O resultado final deve ser apresentado em maio do ano q ue vem. Para esta segunda etapa, foram selecionadas apenas 15 ideias inovadoras em todo o mundo, entre elas a desenvolvida no Laboratório Remid, do Departamento de Ciência da Computação da UEL, para implementar cibersegurança ao projeto de Eficiência Energética que envolve uma Usina Fotovoltaica, um Biodigestor e 40 sensores acoplados aos transformadores de energia espalhados pelo Câmpus. O projeto dos pesquisadores foi amparado na experiência do uso dos sensores inteligentes, que coletam informações para avaliação e monitoramento da rede elétrica interna. Segundo o professor e pesquisador Sylvio Barbon Junior, estes dados que trafegam são informações importantes para medir a saúde da rede, buscando alternativas para gerir problemas, como quedas e adulterações no consumo de energia.// SONORA SYLVIO BARBON JUNIOR// Caso a proposta da UEL seja selecionada na segunda etapa, os autores devem ampliar o projeto, apresentando outro mais completo, com cronograma de atividades e inclusive orçamentos. O professor Sylvio Bardon Junior, afirmou, ainda, que diversos alunos foram selecionados nos últimos anos em programas de pós-graduação em Universidades da Europa, por exemplo, e que essa seleção mostra que o curso tem capacidade para formar recursos humanos com capacidade internacional.// SONORA SYLVIO BARDON JUNIOR// O prêmio de Pesquisa em Segurança Cibernética é uma iniciativa liderada pela multinacional especializada em soluções cibernéticas, DarkMatter, com a Universidade Khalifa como parceiro estratégico. O fundo com prêmio no total de 1 milhão e 500 mil dólares vai ser distribuído por três anos, com até 500 mil dólares por ano. A ideia da UEL é usar o valor do prêmio, que deve ser maior que 6 milhões de reais, para equipar laboratórios, pagar bolsistas e estagiários e comprar equipamentos para a graduação e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. (Repórter: Priscila Paganotto)