Professores aderem ao ensino a distância e atraem alunos com alternativas criativas em todo o Estado

04/05/2020

Os professores da rede estadual de ensino estão adotando medidas criativas para fidelizar os alunos no Aula Paraná, sistema de Ensino a Distância, EaD, adotado pelo Governo do Paraná por causa da pandemia do novo coronavírus. Entre as ações, estão conversas via WhatsApp, transmissões exclusivas e criação de ambientes físicos para aqueles que não tem internet. De acordo com o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, a adesão ao EaD tem sido alta e as equipes estão realizando ações proativas. Hoje a secretaria oferece tutoriais que explicam como acessar e como usar o Aula Paraná, Google Classroom, ferramenta que oferece salas de aula virtuais, videoaulas em canais abertos e vídeos no Youtube. Tudo isto com gratuidade de pacote de dados de celular. Na região de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, por exemplo, o professor Rafael Amaral Ferreira, está fazendo lives no Instagram para os alunos. Utilizando o quadro e data show, ele tira dúvidas e reforça atividades com os alunos, tudo de uma maneira leve e lúdica. // SONORA RAFAEL AMARAL //
Os professores do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio também criaram grupos de WhatsApp entre eles e para os alunos. A ideia é que esses grupos sirvam de tutoria para os estudantes e possam guiá-los da melhor maneira possível durante o ensino EaD. Por outro lado, alunos no Estado que informam que não possuem acesso aos canais de TV e às ferramentas online podem ire nas escolas e retirar conteúdos e atividades impressas para dar continuidade aos estudos. No Colégio Estadual do Campo Santa Rosa do Ocoi, em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, o diretor Patrick Bellei disponibilizou uma sala da escola para os alunos que não possuem nenhum tipo de acesso possam dar continuidade ao processo de aprendizagem. // SONORA PATRICK BELLEI //
A Secretaria da Educação busca reforçar a importância dos alunos acessarem e realizarem as atividades postadas na ferramenta Google Classroom. Quando o aluno acessa a plataforma, faz as atividades e pode salvá-las, assim o professor pode corrigir e dar presença ao estudante. (Repórter: Rodrigo Arend)