Professora usa tecnologia em sala de aula para ensinar irmãs haitianas em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba

16/08/2019
Em abril, quando entrou na sala de aula de sua turma do primeiro ano do Ensino Médio, a professora de Língua Portuguesa Karina da Cruz teve uma surpresa: três irmãs haitianas recém-matriculadas, que não entendiam nenhuma palavra de português, precisavam aprender. Foi diante dessa necessidade que a professora do Colégio Estadual Professora Edimar Wright, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, teve a ideia de recorrer à tecnologia para ajudar as alunas. As irmãs Floranta, Marie Florence e Marie Sophie Noel, há pouco tempo no Brasil, dominavam apenas a língua crioula haitiana. Elas dependiam do irmão mais novo, Jean, de 10 anos, que fazia o papel de intérprete. A professora Karina conta que as irmãs apenas copiavam o conteúdo em sala, mas não conseguiam absorver por não terem domínio da língua portuguesa. Pra iniciar uma interação, a professora conta que cedeu o próprio aparelho celular para que as irmãs pudessem usar uma ferramenta de tradução e compreender o que estava sendo falado.
Depois de a escola ceder um notebook para cada uma das alunas e transferir a turma para um espaço com internet wi-fi, a mudança possibilitou às irmãs acompanharem o restante do grupo com mais facilidade, aprenderem o conteúdo e não apenas copiarem a matéria. De acordo com a professora, o avanço no aprendizado é significativo. A melhoram na disciplina de português foi de aproximadamente 50% e nas demais disciplinas também é possível perceber a evolução de conhecimento. Toda terça-feira, a professora Karina ainda atende as alunas com uma hora de reforço. (Repórter: Rodrigo Arend)