Produtores que adotam manejo integrado de pragas reduzem em 53% o uso de inseticidas

31/10/2023
Produtores paranaenses de grãos que adotaram ações de boas práticas agrícolas, de forma específica o Manejo Integrado de Pragas da Soja, reduziram em 53%, em média, as aplicações de inseticidas nos últimos dez anos. Os dados são resultado de um trabalho feito pelo IDR-Paraná e Embrapa Soja. Para chegar a esse número, os profissionais do Instituto acompanharam 1.639 lavouras no Estado e compararam com os produtores não adotadores do Manejo. Edivan José Possamai, coordenador estadual do projeto Grãos Sustentáveis do IDR-Paraná, explicou que as lavouras acompanhadas fizeram 1,7 aplicações de inseticidas em média, enquanto os não adotadores chegaram a 3,6 aplicações. // SONORA EDIVAN JOSÉ POSSAMAI //
Além disso, a primeira pulverização de inseticida foi realizada 27 dias mais tarde nas lavouras dos produtores que adotaram o Manejo. A rentabilidade desses agricultores teve um aumento médio de duas sacas por hectare, em virtude da diminuição dos custos. Outro trabalho de destaque em boas práticas agrícolas é o Manejo Integrado de Doenças da Soja, com foco no manejo da ferrugem-asiática. Nas últimas sete safras, 1.315 lavouras foram acompanhadas pelos extensionistas. O Instituto mantém 200 Unidades de Referência no Estado, em parceria com produtores. Nessas propriedades são implantados os Manejos, o controle de plantas daninhas, manejo e fertilidade do solo. São práticas e tecnologias que podem aumentar a produtividade das lavouras de soja e melhorar a rentabilidade da cultura. Na última semana, aproximadamente 90 extensionistas do IDR-Paraná participaram de um curso de capacitação sobre os Manejos, plantas daninhas, manejo e fertilidade do solo, em Londrina. A atividade, promovida em parceria com a Embrapa-Soja, é parte da atualização técnica dos profissionais do Instituto que participam do projeto Grãos Sustentáveis. (Repórter: Gustavo Vaz)