Produção e perspectivas da agricultura paranaenses são apresentadas em evento nacional

29/09/2021
As dificuldades enfrentadas pelos agricultores paranaenses com as condições climáticas adversas, as lições da pandemia e a perspectiva de uma nova safra com excelente produção e bons preços foram temas abordados pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no Agro Experience, evento online que reúne centenas de pessoas para discutir a agropecuária brasileira.

Ortigara destacou que a estiagem tem impactado diretamente a produção paranaense desde setembro de 2020, com boa parte das perdas sem cobertura pelo Proagro.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

O Departamento de Economia Rural estima que os prejuízos foram de cerca de 15 bilhões de reais. O quadro de encarecimento geral, como fertilizantes, pesticidas, maquinário, combustíveis, trouxe mais custos para a agricultura, afirmou Ortigara.

A valorização dos preços das commodities ainda favorece a relação de troca para o agricultor, mas já existem alguns setores operando quase no vermelho.

Entretanto, o mundo continua com demanda firme por alimento, ressalta o secretário.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

De acordo com Ortigara, ainda que a perspectiva continue sendo de menos chuvas no Centro-Sul e mais risco para os agricultores paranaenses, a torcida é por uma produção com perspectiva normal. Para isso, salientou a necessidade de cuidar bem da natureza.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

O secretário também foi questionado sobre programas que visam fortalecer a agropecuária estadual e apresentou alguns dos projetos beneficiados pelo Banco do Agricultor Paranaense, que tem como premissa apoiar os produtores para baratear os financiamentos em melhorias das propriedades e desenvolvimento de culturas.

Um deles é o projeto de energia renovável, em que o Estado assume para si o pagamento da taxa de juro integral. A mesma estratégia foi adotada para estimular a implantação de projetos de irrigação nas propriedades. Já o Coopera Paraná busca ajudar as pequenas cooperativas e associações da agricultura familiar.

Ortigara lamentou a pandemia, que tirou vidas e paralisou muitas atividades, mas apontou que ela trouxe alguns aprendizados, com a reinvenção, com a utilização de métodos modernos, novas tecnologias de comunicação e de trabalho. (Repórter: Felippe Salles)