Procuradores discutem a atuação na defesa do Estado

30/11/2019

O Encontro dos Procuradores do Estado do Paraná terminou neste sábado. O evento durou três dias e foi dividido em reuniões técnicas, nas áreas consultiva e judicial. O objetivo principal foi debater as perspectivas da Procuradoria-Geral do Estado, visando o aprimoramento da Consultoria Jurídica da Administração Pública e o aperfeiçoamento da atuação na defesa judicial do Paraná. O ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Luiz Edson Fachin, fez a palestra de encerramento. A procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva, destacou que os procuradores têm a missão de dar agilidade aos procedimentos, mas devem buscar uma atuação preventiva e correta. // SONORA LETÍCIA FERREIRA //
A palestra do primeiro dia do evento foi do procurador-chefe da regional em Brasília, César Augusto Binder. Ele explicou que hoje os tribunais estão se equipando com tecnologia de inteligência artificial. Já no encerramento, o Ministro Edson Fachin falou sobre três pontos que, segundo ele, são fundamentais e merecem a reflexão de todos: justiça, meio ambiente e desenvolvimento.
A procuradora-geral do Estado apresentou no encotro um balanço dos trabalhos deste ano. Entre eles, está o pagamento de 44 milhões de reais em honorários devidos de advocacia dativa e a publicação de três volumes da Coletânea de Cadernos Orientadores em licitações, contratos e convênios. A PGE também evitou aumento de mais de 23 bilhões do passivo e a arrecadação com processos de execução fiscal soma 1 bilhão e 500 milhões de reais, entre outras iniciativas. (Repórter: Rodrigo Arend)