Procon aplica quase 300 mil reais em multas sobre banco por empréstimos não solicitados
06/07/2021
O Procon multou nesta terça-feira, o Banco C6 em razão de reclamações apresentadas pelos consumidores durante a pandemia. A multa é de 296 mil e 308 reais e a infração da instituição foi realizar empréstimos não solicitados para os consumidores mais vulneráveis, pessoas idosas e pensionistas, que por sua vez acabam não percebendo o valor creditado na conta, gastando a quantia que depois é descontada diretamente na aposentadoria. O Procon é vinculado à Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho.
O secretário Ney Leprevost , disse que é feito um esforço para ajudar a resolver os problemas dos consumidores pelos canais preliminares de solução de conflitos, mas quando o estabelecimento infrator recusa o acordo ou a solução do problema, se sujeita à aplicação das sanções previstas na lei.
Os principais problemas que geram a aplicação das multas pelo Procon são referentes a cobranças indevidas e prestação de serviços sem solicitação, além de cobranças abusivas. Segundo Leprevost, a empresa foi notificada, sendo assegurada a ampla defesa e o contraditório.
Após tentativas para resolver amigavelmente a situação com a instituição, o Procon abriu um processo administrativo interno, mas como as respostas apresentadas pelo banco não foram aceitas as multas foram aplicadas.
Segundo Claudia Silvano, chefe do Procon, é importante que o consumidor sempre procure o Procon para formalizar a reclamação e acompanhe o extrato, a conta e, também, o extrato do benefício, caso se trate de aposentado ou pensionista. //SONORA CLAUDIA SILVANO//
Devido a pandemia, o Procon-PR está atendendo somente pelos canais digitais e oferece ao consumidor diversas formas de contato: a Simples Consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares, que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores, no prazo médio de 10 dias; e o Processo Administrativo, que requer audiência de conciliação entre as partes e sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Para reclamações, o caminho mais fácil é acessar a plataforma online www.consumidor.gov.br
, também disponível em aplicativo gratuito para Android e iOS.
Mais informações sobre os Direitos do Consumidor estão no site www.procon.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)
O secretário Ney Leprevost , disse que é feito um esforço para ajudar a resolver os problemas dos consumidores pelos canais preliminares de solução de conflitos, mas quando o estabelecimento infrator recusa o acordo ou a solução do problema, se sujeita à aplicação das sanções previstas na lei.
Os principais problemas que geram a aplicação das multas pelo Procon são referentes a cobranças indevidas e prestação de serviços sem solicitação, além de cobranças abusivas. Segundo Leprevost, a empresa foi notificada, sendo assegurada a ampla defesa e o contraditório.
Após tentativas para resolver amigavelmente a situação com a instituição, o Procon abriu um processo administrativo interno, mas como as respostas apresentadas pelo banco não foram aceitas as multas foram aplicadas.
Segundo Claudia Silvano, chefe do Procon, é importante que o consumidor sempre procure o Procon para formalizar a reclamação e acompanhe o extrato, a conta e, também, o extrato do benefício, caso se trate de aposentado ou pensionista. //SONORA CLAUDIA SILVANO//
Devido a pandemia, o Procon-PR está atendendo somente pelos canais digitais e oferece ao consumidor diversas formas de contato: a Simples Consulta, que tem como objetivo o esclarecimento de dúvidas na compra de produtos ou contratação de serviços; a Carta de Informações Preliminares, que demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores, no prazo médio de 10 dias; e o Processo Administrativo, que requer audiência de conciliação entre as partes e sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Para reclamações, o caminho mais fácil é acessar a plataforma online www.consumidor.gov.br
, também disponível em aplicativo gratuito para Android e iOS.
Mais informações sobre os Direitos do Consumidor estão no site www.procon.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)