Procon Paraná soluciona 80% dos conflitos em até 10 dias

06/08/2019
O Procon Paraná registrou 96 mil atendimentos no primeiro semestre deste ano e solucionou 80% das queixas em até 10 dias. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, recebeu reclamações principalmente pela internet, na página consumidor.gov.br, sendo 40% do total de conflitos relacionados a empresas de telefonia. Outras opções para o cidadão reclamar são o atendimento presencial, por telefone, e-mail e carta. A chefe do Procon Estadual, Claudia Silvano, destaca que o foco do trabalho é a resolução de conflitos, sendo possível que o consumidor seja ouvido de diversas formas. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
Segundo a chefe do Procon, são disponibilizados vários serviços para que o consumidor tenha um bom atendimento. Um deles é a Consulta Simples para o esclarecimento de dúvidas referentes à compra de produtos ou contratação de serviços. Já a Carta de Informações Preliminares demanda uma intervenção do órgão para solucionar de forma rápida as reclamações apresentadas pelos consumidores, no prazo médio de 10 dias. Outra opção é a abertura de Processo Administrativo, que requer a realização de uma audiência de conciliação entre as partes e sujeita o fornecedor às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Apenas no primeiro semestre, foram realizadas cerca de 5.500 audiências. O secretário da Justiça, Ney Leprevost, destaca que o Procon está especialmente atento aos casos envolvendo companhias campeãs no número de reclamações. // SONORA NEY LEPREVOST //
A plataforma consumidor.gov.br, serviço oferecido pelo Procon Paraná, permite que o consumidor reclame sem sair de casa, usando o computador ou smartphone. O serviço também está disponível em aplicativo para celulares com sistema Android e iOS. Já o atendimento por telefone é feito pelo número 0800 41 1512. (Repórter: Rodrigo Arend)