Procon-PR registra mais de 16 mil atendimentos durante pandemia

21/04/2020
O Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, já registrou desde o início da pandemia do coronavírus mais de 16 mil atendimentos pelos diversos canais oferecidos pelo órgão de defesa do consumidor. Pela plataforma consumidor.gov.br, serviço oferecido pelo Procon-PR e que permite ao consumidor reclamar online, houve aumento de aproximadamente 30% em relação ao mês anterior à pandemia. Só sobre preços abusivos, o Procon-PR recebeu mais de 2.800 denúncias de consumidores. O secretário Ney Leprevost disse que os registros estão sendo triados e, ao todo, já houve mais de 600 estabelecimentos notificados. Se constatada a prática abusiva, os fornecedores estão sujeitos a multas que variam de 800 a 8 milhões de reais, e que tem acompanhado de perto as ações de fiscalização do órgão. Leprevost esclarece ainda que o trabalho de apuração é bastante complexo e serão analisadas notas fiscais de compra e venda de produtos apresentadas pelos estabelecimentos notificados. A chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta sobre o primeiro caminho a ser utilizado pelos consumidores para fazer as reclamações. // SONORA CLAUDIA SILVANO// Uma vez realizado o registro, a empresa tem o prazo de 15 dias para dar uma resposta ao consumidor. (Repórter: Sérgio Aguiar)