Procon-PR em Números: nova plataforma facilita acesso a dados de atendimento

29/08/2024
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon-PR, lançou nesta quinta-feira uma nova plataforma em BI, Business Inteligence, para que consumidores, fornecedores, sociedade civil e imprensa possam consultar os dados de atendimento do órgão de uma maneira rápida, simples e fácil de utilizar. A plataforma, chamada Procon-PR em Números, é uma reformulação realizada em conjunto com a Celepar da ferramenta utilizada anteriormente, passando a permitir novas formas de filtragem de dados como segmentos, empresas, perfil do consumidor, tipo de reclamação e índice de resolutividade, além de dados totais de atendimentos, tramitação e rankings. Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania, explica sobre o processo. // SONORA SANTIN ROVEDA //

Os dados dos reclamantes, como nomes, CPF ou endereço não aparecem nas consultas, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Na nova plataforma estão disponíveis dados a partir de 2 de maio de 2022, porém tanto os dados referentes ao Sindec, Sistema de Acolhimento de Reclamações, de 2012 a 2022 e os relatórios anuais desde 1997 continuam disponíveis para consulta pública. As consultas podem ser realizadas por link, disponível no site do órgão, e as reclamações podem ser realizadas nos canais de atendimento virtuais e presenciais. (Repórter: Victor Luís)