Procon-PR dá 10 dias para empresas solucionarem reclamações
04/05/2020
O Procon-PR vem atendendo normalmente o consumidor desde o início da pandemia do coronavírus. São utilizadas várias plataformas online para evitar aglomerações. Como as audiências estão suspensas, o órgão, vinculado à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, passou a notificar os fornecedores de produtos e serviços para que apresentem uma solução às reclamações. Foi definido um prazo máximo de 10 dias úteis. O secretário Ney Leprevost destacou que o objetivo é dar endereçamento às reclamações apresentadas pelos cidadãos, através dos processos administrativos já formalizados. A chefe do Procon-PR, Claudia Silvano, alerta que a partir do recebimento das notificações os fornecedores devem manter contato com os consumidores para resolver o problema apresentado.// SONORA CLAUDIA SILVANO.//
Não havendo a solução nos prazos apontados, a empresa está sujeita a multas que variam de seiscentos a oito milhões de reais. À medida em que as notificações são emitidas, os consumidores são informados pelo Procon-PR por telefone sobre o novo procedimento. Claudia destacou que o cliente deve ficar atento após receber as ligações do Procon, já que os contatos realizados pelos fornecedores após o recebimento das notificações possivelmente se darão também por telefone.// SONORA CLAUDIA SILVANO.//
Além das reclamações individuais, o Procon-PR vem também investigando denúncias de preços abusivos, o que já gerou a notificação de mais de seiscentos estabelecimentos comerciais. Outras informações podem ser consultadas nos sites procon.pr.gov.br e consumidor.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)
Não havendo a solução nos prazos apontados, a empresa está sujeita a multas que variam de seiscentos a oito milhões de reais. À medida em que as notificações são emitidas, os consumidores são informados pelo Procon-PR por telefone sobre o novo procedimento. Claudia destacou que o cliente deve ficar atento após receber as ligações do Procon, já que os contatos realizados pelos fornecedores após o recebimento das notificações possivelmente se darão também por telefone.// SONORA CLAUDIA SILVANO.//
Além das reclamações individuais, o Procon-PR vem também investigando denúncias de preços abusivos, o que já gerou a notificação de mais de seiscentos estabelecimentos comerciais. Outras informações podem ser consultadas nos sites procon.pr.gov.br e consumidor.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)