Primeiros leilões da concessão e Ponte de Guaratuba-Matinhos são marcos de 2023 no Paraná

19/12/2023
O ano de 2023 ficará marcado por grandes avanços no projeto das concessões rodoviárias do Paraná. Os dois primeiros lotes das estradas foram a leilão no segundo semestre deste ano, dando o pontapé inicial na estratégia de modernização das rodovias construída em cima de um tripé que alia obras, transparência e tarifa justa para os usuários. Os contratos dos lotes 1 e 2, que somam mil e 78 quilômetros de estradas, devem ser assinados entre final de janeiro e início de fevereiro de 2024, com a previsão de que as operações iniciem um mês após as assinaturas. As concessões valem por 30 anos. Pelo cronograma do governo federal, os próximos a irem a leilão vão ser os lotes 3 e 6, com a previsão de ocorrer no segundo semestre do ano que vem. O primeiro dos seis lotes foi a leilão na Bolsa de Valores no dia 25 de agosto e arrematado pelo Grupo Pátria. A empresa ofereceu um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, o que representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada. Em 29 de setembro, o lote 2 foi arrematado pelo Grupo EPR. Com isso, a redução na tarifa por quilômetro rodado chega a 56% na comparação ao que seria cobrado caso o antigo Anel de Integração estivesse em vigor. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destaca o objetivo de transformar o Paraná em uma grande central logística.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

E esperada há mais de 30 anos, a Ponte de Guaratuba-Matinhos foi outro importante projeto de infraestrutura que começou a se concretizar neste ano. A estrutura de mil 244 metros de extensão vai dar mais agilidade para quem se locomove entre Matinhos e Guaratuba e hoje depende exclusivamente do ferry boat para fazer a travessia. O Governo do Estado está investindo cerca de 387 milhões de reais na construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, uma obra histórica para o Litoral do Paraná por promover a integração entre os dois municípios. Após um longo processo de estudos e projetos, no dia 27 de outubro foi instalado o canteiro de obras na cabeceira da estrutura, que tem um prazo de 24 meses de execução. A ponte terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. Todos os detalhes você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)