Primeiro caso de febre amarela é confirmado no Paraná

29/01/2019
Um jovem de 21 anos que nunca havia sido vacinado é o primeiro caso confirmado de febre amarela no Paraná. A identificação aconteceu no Litoral, no último sábado, durante força-tarefa de uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde em conjunto com o município de Antonina, para organizar estratégias de enfrentamento. O jovem contraiu uma forma leve da doença, passa bem e está internado no Hospital Regional do Litoral. O último caso de febre amarela registrado no Paraná ocorreu em 2015. O monitoramento na região do Litoral segue forte, e nesta terça-feira uma equipe foi novamente para a região. Também foi criado um Coes, Centro de Operações em Emergências em Saúde, na Primeira Regional de Saúde de Paranaguá para monitorar a doença. Um documento com o chamado fluxo de manejo clínico foi elaborado para orientar os profissionais de saúde na identificação e tratamento da febre amarela. Várias medidas de enfrentamento já estavam em andamento na Secretaria da Saúde, especialmente nos municípios que fazem divisa com São Paulo, estado que teve diversos casos confirmados. A partir desta quinta-feira, uma busca presencial vai acontecer em toda a área suspeita de circulação do vírus. A orientação é de que toda informação sobre macacos mortos e ocorrência de casos suspeitos sejam imediatamente repassados para a Secretaria da Saúde. A febre amarela geralmente apresenta dois ou mais sintomas, entre dores de cabeça, dores abdominais, dores lombares e nas articulações, náusea, vômitos, hemorragias e icterícia, que é a presença de cor amarelada na pele, mucosas e nos olhos. (Repórter: Rodrigo Arend)