Primeira rodada de negócios aproxima compradores e cooperativas familiares na Ceasa
05/11/2021
A primeira rodada de negócios entre representantes de cooperativas familiares e compradores que frequentam a Central de Abastecimento do Paraná, Ceasa, aconteceu nesta quinta-feira em Curitiba. A iniciativa faz parte do trabalho de assessoria que o IDR-Paraná presta a cooperativas familiares, por meio do projeto Mais Gestão da Anater.
O objetivo foi apresentar produtos e aproximar cooperativas e compradores. Novas rodadas vão ser promovidas durante o mês de novembro em Londrina e em Foz do Iguaçu.
A primeira rodada contou com a participação de 23 cooperativas da região Centro-Sul do Estado e Litoral, representando seis mil produtores cooperados. Foi apresentada uma diversidade de produtos, desde hortaliças e frutas in natura, até alimentos processados.
De acordo com o coordenador de Organização Rural e Mercado do IDR-Paraná, Sérgio Auffinger, além de aproximar as cooperativas das empresas compradoras dos produtos, a rodada de negócios busca abrir novos espaços no mercado.
A Associação dos Remanescentes de Quilombos do Bairro Areia Branca, em Bocaiúva do Sul, participou do evento. Ela é praticamente tocada por cinco mulheres da comunidade, que produzem bala de banana, chip de mandioca e de banana. Por enquanto as produtoras não têm um comprador fixo, e vendem para intermediários.
Segundo Auffinger, está entre as metas do programa Mais Gestão ter oficinas com potenciais compradores, onde se encaixa a rodada de negócios na Ceasa. Muitas dessas cooperativas participam apenas do mercado institucional e, até então, não tinham contato com os compradores.
A rodada de negócios pode alavancar as vendas das cooperativas, pois as Ceasas oferecem um grande número de compradores, sejam atacadistas ou pequenos mercados.
A Cooperativa Nova Citrus, que reúne 70 produtores de Nova América da Colina e outros dez municípios da região Norte do Paraná, já é conhecida na Ceasa de Curitiba. A cooperativa mantém um funcionário exclusivo para atender a Capital, e está de olho no futuro para ampliar as vendas.
Para o diretor-presidente da cooperativa, Natanael Francisco de Melo, Curitiba é o local onde o comércio de laranja é mais forte e a rodada de negócios é uma maneira de aproximar os compradores da cooperativa.// SONORA NATANAEL FRANCISCO DE MELO.//
Mais informações sobre as rodadas de negócios promovidas pelo IDR-Paraná, acesse o site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)
O objetivo foi apresentar produtos e aproximar cooperativas e compradores. Novas rodadas vão ser promovidas durante o mês de novembro em Londrina e em Foz do Iguaçu.
A primeira rodada contou com a participação de 23 cooperativas da região Centro-Sul do Estado e Litoral, representando seis mil produtores cooperados. Foi apresentada uma diversidade de produtos, desde hortaliças e frutas in natura, até alimentos processados.
De acordo com o coordenador de Organização Rural e Mercado do IDR-Paraná, Sérgio Auffinger, além de aproximar as cooperativas das empresas compradoras dos produtos, a rodada de negócios busca abrir novos espaços no mercado.
A Associação dos Remanescentes de Quilombos do Bairro Areia Branca, em Bocaiúva do Sul, participou do evento. Ela é praticamente tocada por cinco mulheres da comunidade, que produzem bala de banana, chip de mandioca e de banana. Por enquanto as produtoras não têm um comprador fixo, e vendem para intermediários.
Segundo Auffinger, está entre as metas do programa Mais Gestão ter oficinas com potenciais compradores, onde se encaixa a rodada de negócios na Ceasa. Muitas dessas cooperativas participam apenas do mercado institucional e, até então, não tinham contato com os compradores.
A rodada de negócios pode alavancar as vendas das cooperativas, pois as Ceasas oferecem um grande número de compradores, sejam atacadistas ou pequenos mercados.
A Cooperativa Nova Citrus, que reúne 70 produtores de Nova América da Colina e outros dez municípios da região Norte do Paraná, já é conhecida na Ceasa de Curitiba. A cooperativa mantém um funcionário exclusivo para atender a Capital, e está de olho no futuro para ampliar as vendas.
Para o diretor-presidente da cooperativa, Natanael Francisco de Melo, Curitiba é o local onde o comércio de laranja é mais forte e a rodada de negócios é uma maneira de aproximar os compradores da cooperativa.// SONORA NATANAEL FRANCISCO DE MELO.//
Mais informações sobre as rodadas de negócios promovidas pelo IDR-Paraná, acesse o site aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)