Primeira reunião do R-20 de 2024 acontece em março e terá foco na logística reversa

23/02/2024
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Sedest, vai promover a 18ª Reunião Ordinária do Grupo R-20 no próximo dia 7 de março, no Teatro do Sesc da Esquina, das oito horas da manhã às cinco horas e 30 minutos da tarde. A reunião, que é aberta ao público, marca a continuidade das ações do grupo, desta vez com ênfase em logística reversa, economia circular, educação ambiental, tratamento de chorume, Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná e marco regulatório do saneamento. Na reunião realizada no ano passado, foi definido um calendário de encontros frequentes a fim de discutir e avaliar as ações referentes a gestão de resíduos sólidos urbanos. O Grupo R-20 é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná. A divisão em 20 regiões do Paraná visa facilitar a execução do Plano e as ações regionalizadas e descentralizadas. Neste ano, continuando a parceria com a Escola de Gestão do Paraná, serão disponibilizados materiais de apoio e certificados de participação. As temáticas abrangidas nas plenárias estaduais envolvem destinação adequada dos resíduos sólidos, a educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios. As inscrições do público em geral devem ser feitas no site da Escola de Gestão do Paraná por meio de um link. Para os membros representantes do R-20, titulares e suplentes, é necessário fazer uma inscrição complementar. Caso algum munícipio ainda não tenha indicado representantes para o R-20, reitera-se a solicitação de indicação de um membro titular e um suplente dos municípios. (Repórter: Victor Luís)