Primeira parte da duplicação da PR-323, no Noroeste do Paraná, é liberada para o tráfego

11/02/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, nesta quinta-feira, a primeira parte das obras de duplicação da PR-323, no Noroeste do Estado. Foi liberado para o tráfego um trecho de cerca de 10 quilômetros, de Paiçandu ao distrito de Água Boa, metade dos 20 quilômetros e 700 da intervenção em andamento na pista, que segue até a cidade Doutor Camargo. O Governo do Estado investe cerca de 80 milhões de reais na obra, uma das mais emblemáticas do Paraná. De acordo com o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, pelo trecho trafegam aproximadamente 16 mil veículos por dia, dos quais pelo menos 40% são pesados. A movimentação intensa por pistas simples tornou a PR-323 um trecho perigoso, com muitos acidentes fatais ao longo dos anos. Segundo o governador, esta ação atende a uma demanda que estava represada há muitos anos.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

A PR-323 é a principal ligação entre as regiões Norte e Noroeste e passa por várias cidades do Estado. A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil e o escoamento da safra de importantes regiões produtoras paranaenses, além de proporcionar ligação com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul. Ratinho Junior destacou que este investimento vai ajudar a salvar vidas.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

O pacote de investimentos no trecho contempla, além da duplicação, a construção de dois viadutos, o primeiro em Paiçandu e outro entre Água Boa e Doutor Camargo, uma trincheira, além de vias marginais em Paiçandu e também em Água Boa. O prefeito Ismael Batista afirmou que este investimento do Governo do Estado traz tranquilidade para trafegar com mais segurança pela PR-323.// SONORA ISMAEL BATISTA.//

Novas obras estão previstas na rodovia. A segunda etapa da duplicação, de Doutor Camargo até a ponte sobre o Rio Ivaí, já foi licitada. Serão investidos 55 milhões e 600 mil reais para o trecho de seis quilômetros, entre os quilômetros 174 e 180. Além da duplicação e outras melhorias, o projeto inclui a implantação de intersecção em desnível, vias marginais, acostamentos e passeios. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, destacou o grande volume de obras na região, salientando que a qualificação da rodovia ajuda a reduzir os acidentes.// SONORA SANDRO ALEX.//

Dentre as intervenções na região, estão obras no Trevo Gauchão, em Umuarama, transformando o entroncamento em um viaduto, com investimentos de 81 milhões e 800 mil reais; e implementação de terceiras faixas ao longo de 23 segmentos da rodovia. A PR-323 também está entre as vias que o Estado inseriu no novo Programa de Concessões de Rodovias do Paraná, que deve ir a leilão na Bolsa de Valores ainda neste ano. O projeto que está sendo elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério da Infraestrutura, prevê a concessão de 3.327 quilômetros de estradas federais e estaduais em todas as regiões. Com investimentos na ordem de 42 bilhões de reais, estão planejadas duplicações de 1.700 quilômetros de rodovias, implantação de 253 quilômetros de faixas adicionais nos trechos já duplicados e de 104 quilômetros de terceiras faixas para apoio ao trânsito. Também devem ser construídos 10 contornos para facilitar a integração entre as rodovias, além de outras melhorias, como sinal de wi-fi nas estradas. (Repórter: Wyllian Soppa)