Primeira ação da força-tarefa pela infância no Paraná será realizada no Carnaval

21/02/2019
A primeira ação da Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança, lançada nesta quinta-feira, acontece durante o feriado prolongado do Carnaval. Sob coordenação da Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho, a ação conta com apoio das forças de segurança do Paraná para fiscalizar qualquer irregularidade em relação às crianças e adolescentes, como venda de bebidas alcoólicas a menores ou uso de crianças para fins ilícitos, além de abusos de qualquer tipo. A ação também prevê a distribuição de informativos nas praças de pedágio, blocos de carnaval, cidades litorâneas e do interior que contam com programação festiva. O objetivo da campanha é conscientizar e sensibilizar a população acerca da importância da proteção da criança e do adolescente. Segundo o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, esse pacto de combate à violência enfrenta um problema que afetou, apenas em 2018, 1.440 crianças em todo o Paraná. Ele falou sobre os próximos passos da atuação da Força Tarefa.// SONORA NEY LEPREVOST.//

O secretário ainda explicou que, depois do Carnaval, o governo estadual passa a capacitar os servidores que fazem o atendimento das políticas públicas voltadas para a infância.// SONORA NEY LEPREVOST.//

A Força-Tarefa estabeleceu doze ações para os próximos meses para efetivar os compromissos de integração das políticas públicas. Elas passam por operações ostensivas das forças de segurança, seminários de prevenção, investigação de crimes cibernéticos, acolhimento, comunicação com a sociedade para estabelecer uma cultura de proteção, interconexão com os municípios e criação de centros integrados de atendimento nos moldes dos serviços já disponibilizados à mulher. As mais imediatas acontecem pouco depois do Carnaval, que serão os seminários estaduais de prevenção, combate e proteção integral a crianças e adolescentes, ações de comunicação para fomentar uma cultura de entendimento da proteção da criança e capacitação dos profissionais. Num segundo momento começa o trabalho mais técnico. O Paraná pretender produzir uma campanha específica voltada para a prevenção de crimes sexuais praticados na internet, balizada em informações estratégicas do perfil do agressor e da vítima, e implementar um sistema integrado de recebimento e monitoramento de denúncias no âmbito estadual e dos municípios, com formação de uma base de dados compartilhada. O governador Carlos Massa Ratinho Junior também vai regulamentar, por decreto estadual, a Lei Federal que trata do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência mediante a criação de um fluxo de encaminhamentos e protocolos. (Repórter: Wyllian Soppa)