Prevenção é a estratégia para conter uso de entorpecentes

11/06/2019
Reforçar as ações de prevenção ao uso de drogas nas escolas e a criação e capacitação de conselhos municipais para ajudar na difusão de informações sobre iniciativas nesta área estão entre os principais projetos do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Além disso, está sendo preparada a corrida temática Fuja Desta Droga. Ligado à Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária e criado em 2015, o departamento, junto com os conselhos, atua para conter o avanço da drogadição no Paraná, com ações de prevenção e conscientização sobre os malefícios do uso de entorpecentes. É esse departamento que organiza a campanha Junho Paraná Sem Drogas, lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 4 deste mês. O governador afirma que a campanha dedica o mês a ações de orientação e conscientização no Estado.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O diretor do Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, delegado Renato Bastos Figueiroa, explica que o Paraná conta atualmente com um conselho estadual e 96 conselhos municipais. Outros 24 conselhos estão em criação. Eles atuam na política pública estadual sobre drogas, nas áreas de prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, que causem dependência física e psíquica, com consequentes danos biopsicossociais. O delegado destacou que a droga é um problema muito mais social do que policial e por isso é importante investir em campanhas de orientação.// SONORA RENATO FIQUEIROA//No ano passado, o número de internamentos causados pela drogadição foi 5.928, ultrapassando o de alcoolistas. O levantamento é do Sistema Único de Saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, o Estado gastou em torno de 52 milhões de reais com tratamento de dependentes químicos no ano passado. Para ajudar na capitalização, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas busca parceria com a Secretaria Nacional de Drogas. A ideia é que o órgão estadual fique encarregado da alienação dos bens móveis apreendidos no Paraná, que hoje ficam para a União. Outra ação do departamento é o Centro Integrado Social, que junta vários municípios de uma mesma região, facilitando a comunicação com o departamento. (Repórter: Priscila Paganotto)