Portos do Paraná têm saldo positivo de 1 bilhão e 870 milhões de dólares

16/07/2019
Os portos paranaenses movimentaram no primeiro semestre deste ano mais de 14 bilhões de dólares em mercadorias. As exportações representaram 56% do valor total e geraram 8 bilhões de dólares em receita. As importações somaram 6 bilhões e 150 milhões de dólares, 43% do total. Com isso, os terminais paranaenses tiveram um saldo positivo de 1 bilhão e 870 milhões de dólares. Segundo dados do Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná, ocupa o terceiro lugar ente os portos públicos brasileiros, em valor gerado com as exportações. O diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirma que o Estado ficou atrás apenas dos portos de Santos, que tem o triplo de cais e é o maior do país, e de Itaguaí, no Rio de Janeiro, que transporta minério de ferro.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//O produto que mais gerou receita no período foi a soja. O grão exportado pelo Porto de Paranaguá gerou mais de 2 bilhões e 130 milhões de dólares. Desse total, quase 90% teve como destino a China. Os outros dois principais países compradores da soja embarcada no Paraná foram Bangladesh e Holanda. O segundo produto que mais gerou receita no semestre foi a carne de frango, com quase 1 bilhão e 900 milhões de dólares. A China é o principal destino, seguida do Japão e Emirados Árabes. O terceiro produto no ranking das exportações, em valor gerado, foi o farelo de soja, com 1 bilhão de dólares gerados, sendo Holanda, França e Coreia do Sul os maiores compradores. Entre os principais produtos importados pelos terminais paranaenses estão os fertilizantes, os derivados do petróleo e os veículos. Somente em fertilizantes, de todos os tipos, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 1 bilhão e 330 milhões de dólares, de produtos vindos, principalmente, do Canadá, China, Estados Unidos, Marrocos e Rússia. Em derivados de petróleo foram 754 milhões e 900 mil dólares importados dos Estados Unidos, da Holanda e dos Emirados Árabes. As importações de veículos somaram 603 milhões e 500 mil dólares no semestre, vindos, principalmente, da Argentina, do México e da Alemanha. (Repórter: Priscila Paganotto)