Portos do Paraná recupera área florestal equivalente a 40 campos de futebol em Antonina

19/06/2024
Ao longo de três anos, a Portos do Paraná recuperou 400 mil metros quadrados de área florestal em Antonina, no Litoral. O anúncio foi feito durante a cerimônia de celebração do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas. Os visitantes também puderam participar da Feira de Agricultura Familiar promovida com produtos colhidos nas áreas recuperadas. Para a ocupação dos 40 hectares, equivalentes a 40 campos de futebol, foram necessárias 55.719 mudas de 121 espécies nativas, árvores frutíferas nativas e frutíferas exóticas. O projeto de recuperação florestal busca reduzir o assoreamento nos rios da região, visando reduzir a demanda por dragagem dos canais de navegação da área portuária no futuro, promovendo a recuperação de áreas de preservação permanente, como o entorno de nascentes e de rios. O programa foi desenvolvido em propriedades agrícolas parceiras, dentro da Área de Proteção Ambiental Permanente de Guaraqueçaba, em Antonina, nas bacias hidrográficas dos rios Pequeno, Cacatu, Faisqueira e Cachoeira. Além da recuperação das áreas degradadas, o projeto buscou conservar 300 hectares de áreas florestais das famílias envolvidas. Além da recuperação florestal, a Portos do Paraná investe em pesquisas relacionadas ao tema. Em parceria com a Fundación Valenciaport, centro espanhol de pesquisa, inovação e formação do setor logístico portuário, serão inventariadas as emissões atmosféricas dos portos paranaenses – a chamada pegada de carbono. A recuperação das áreas de Antonina fará parte da pesquisa. Outra pesquisa acontece em parceria com a Universidade Federal do Paraná para avaliar a quantidade de sedimento que deixará de chegar até a baía com a recuperação de áreas degradadas pelos SAFs. (Repórter: Victor Luís)