Portos do Paraná recebem novo rebocador com mais tecnologia

05/02/2020

Os portos do Paraná receberam um reforço nas operações de apoio marítimo. Trata-se de um novo rebocador, maior e mais potente, de tração estática superior a 81 toneladas, que se junta aos outros 11 que já atuam nos terminais paranaenses. A embarcação chegou nesta terça-feira, e já realizou uma manobra teste, atracando um navio de fertilizantes no Porto de Antonina. A tripulação, composta por quatro profissionais, permanece em treinamento com o novo equipamento durante toda esta semana. Segundo o chefe do Departamento de Operações da Portos do Paraná, Richard Franco, a aquisição do 12º rebocador da frota significa mais e melhores condições de atender as demandas crescentes dos portos paranaenses. // SONORA RICHARD FRANCO //

O rebocador Starnav Electra pertence e é tripulado pela Starnav Serviços Marítimos. Nos portos paranaenses será operado em parceria com o rebocador C Quartzo da empresa Camorim. É a segunda embarcação que as empresas operam em parceria nos portos do Paraná. Gerente portuário da Starnac, Vinícius Balbinotti Silva destacou que a embarcação é muito potente e moderna. // SONORA VINÍCIUS SILVA //

O novo rebocador é apto a operar em qualquer porto do país, do maior ao menor, e, principalmente, para movimentar os grandes navios. O prático responsável pela primeira manobra do Electra foi Hélio Sinohara. Segundo ele, ter um rebocador a mais é melhor não apenas em termos logísticos, mas também para a segurança e flexibilidade nas manobras. // SONORA HÉLIO SINOHARA //

Quem trouxe o Electra do estaleiro catarinense até o Porto de Paranaguá foi Emerson Rogério, que é o comandante instrutor da divisão de apoio portuário da Starnav, quem vai ensinar a nova tripulação a navegar o equipamento recém-chegado. O comandante lembra que além da potência, o rebocador se destaca pela tecnologia aplicada na automação, o que traz mais segurança para a navegação. // SONORA EMERSON ROGÉRIO //

Um rebocador é principalmente utilizado nas manobras de atracações e desatracações dos navios – auxiliando com força para reduzir a velocidade, puxar, empurrar ou segurar. Porém, estas não são as únicas funções. Helton Farias, coordenador de operações da Camorim, explicou que as várias atividades do rebocador são essenciais para o trabalho no porto. // SONORA HELTON FARIAS //

Como exemplo da envergadura do novo rebocador, equipamento de combate a incêndio da embarcação tem alcance de até 120 metros na horizontal e 50 metros na vertical. (Repórter: Rodrigo Arend)