Portos do Paraná, no Litoral do Estado, discutem melhorias no transporte ferroviário

05/02/2019
Representantes da Appa, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, e da Rumo, empresa que administra o modal ferroviário que passa por Paranaguá, se reúnem para discutir a redução da passagem do trem para a comunidade do município. O objetivo é definir ações que podem ser adotadas para resolver problemas no trânsito, em especial nos cruzamentos da ferrovia com as Avenidas Roque Vernalha, Coronel José Lobo e Ayrton Senna da Silva. De acordo com dados levantados pela Appa, não é possível estipular horários ou mudar o trajeto do trem até os terminais, mas o órgão vai estudar junto com a Rumo soluções que permitam que as manobras sejam feitas sem paralisar o trânsito de veículos. Outra preocupação é aumentar a capacidade de transporte por ferrovia. O uso de trens para movimentação de cargas no Porto de Paranaguá aumentou 20% nos últimos quatro anos. No ano passado, cerca de 10 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do terminal paranaense por trilhos. A Rumo já possui um projeto de melhoria no traçado da Serra do Mar que permite o uso de locomotivas mais potentes e vagões maiores. Na descida para Paranaguá, a curva na saída da Ponte São João já está em obras e vai ser menos acentuada. Segundo a empresa, as locomotivas vão ser substituídas por modelos ES, mais modernas e com maior capacidade de tração na subida. De acordo com o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira Júnior, as locomotivas usadas hoje têm, em média, 35 anos e as novas conseguem carregar mais vagões, têm mais aderência, melhor frenagem e aceleração, além de emitirem 60% menos gases.// SONORA LUIZ TEIXEIRA JÚNIOR//A troca dos vagões que farão o transporte de grãos também está no plano de expansão. A previsão é dobrar a capacidade de transporte por vagão e, com isso, aumentar o volume transportado por trem para até 8 mil toneladas. Atualmente, Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, sendo mais de 7 quilômetros instalados no Corredor de Exportação do Porto. A capacidade para descarga férrea no Porto de Paranaguá é de 32 milhões de toneladas ao ano, o que equivale a 1.785 vagões por dia. Hoje, um único vagão consegue transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Entre os principais produtos movimentados em Paranaguá, transportados por ferrovia, estão o açúcar, milho, soja e farelos, além de contêineres, óleos vegetais e fertilizantes. Para a descarga de grãos via ferrovia, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá e o Silo Público contam com dois equipamentos para recepção e destinação dos produtos. O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único do país com conexão ferroviária direta e 15% da carga movimentada, cerca de 6 mil contêineres por mês, chegam pela ferrovia. (Repórter: Priscila Paganotto)