Portos do Paraná monitoram manguezais em Paranaguá e Antonina

26/03/2019

Os seis manguezais no entorno dos portos de Paranaguá e Antonina são monitorados regularmente pelos Portos do Paraná. Neste ano, foram quatro atividades de atenção e cuidado voltadas ao ecossistema. Ao longo desta semana, uma equipe de técnicos dos Portos do Paraná trabalha na análise dos dados coletados. O programa também envolve ações periódicas de limpeza e monitoramento de processos de erosão. Em Paranaguá, são acompanhados os bosques do Rocio, Oceania e Amparo. Em Antonina, o monitoramento acontece em Ponta do Félix, Mangue de Areia e Barão de Teffé. Um manguezal da Ilha do Mel também faz parte do programa. Ao todo, os Portos do Paraná desenvolvem 18 programas ambientais. De acordo com o diretor de Meio Ambiente dos Portos do Paraná, João Paulo Santana, os dados coletados nos manguezais ajudam a formular ações e campanhas de preservação.
A bióloga e analista portuária, Juliana Lopes Vendrami, explica que diversos processos são realizados periodicamente para verificar as condições do ambiente. // SONORA JULIANA LOPES //
O manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Essencial para o equilíbrio ambiental e para a manutenção da vida marinha, esse ambiente é um berçário natural para várias espécies. O manguezal sofre grande influência do regime de marés e se desenvolve em regiões protegidas como baías e desembocaduras de rios. No Brasil encontramos as maiores extensões de manguezais do mundo, aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados, o que corresponde a 12% das florestas de mangue existentes. No Complexo de Paranaguá a área ocupada pelos manguezais é de aproximadamente 250 quilômetros quadrados. As espécies vegetativas que vivem nesses ecossistemas são o Mangue-preto, Mangue-branco e Mangue-vermelho, além das epífitas, que são plantas que vivem sobre essas outras espécies sem causar prejuízos. Em relação à fauna, os manguezais são abrigos dos caranguejos, de muitos peixes e de aves marinhas. (Repórter: Rodrigo Arend)