Portos do Paraná implanta teste do bafômetro na faixa portuária

01/10/2020
A Portos do Paraná vai implantar, a partir de novembro, o uso de etilômetros para garantir a segurança de trabalhadores e usuários do Porto de Paranaguá. Da mesma forma que acontece no trânsito, a iniciativa evita acidentes que poderiam ser fatais. Conhecido popularmente como “teste do bafômetro”, o exame etílico é feito com equipamentos que indicam a concentração de álcool no ar exalado dos pulmões.
A medida será realizada em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obra. As medições serão feitas em uma sala reservada, na entrada do cais. Os trabalhadores e usuários serão selecionados aleatoriamente, por sorteio eletrônico. Equipes da Guarda Portuária também poderão fazer abordagens ao longo da faixa, com caminhoneiros.
A iniciativa já estava sendo discutida com os sindicatos das categorias que atuam no porto.
Depois da fase educativa, os trabalhadores que testarem positivo ou se recusarem a fazer o teste ficarão com os cadastros de acesso bloqueados pelo período determinado.
De acordo com um estudo da Organização Internacional do Trabalho, órgão das Nações Unidas, entre 20% e 25% dos acidentes de trabalho são ocasionados por pessoas que estavam sob o efeito de álcool ou de outras drogas. Mesmo em pequenas quantidades, o uso dessas substâncias pode causar sérios prejuízos relacionados ao julgamento, crítica e tomada de decisão; da percepção, memória e compreensão; diminuição da resposta sensitiva e retardo da resposta reativa; diminuição da acuidade visual e visão periférica; depreciação da coordenação sensitiva motora e prejuízo do equilíbrio; além de sonolência. (Repórter: Flávio Rehme)