Portos do Paraná firma primeiro aditivo para exploração de área
28/08/2020
A Portos do Paraná renovou o contrato para movimentação de granéis vegetais pela PASA – Paraná Operações Portuárias, no Porto de Paranaguá. Este é o primeiro termo aditivo celebrado pela Portos do Paraná, que é empresa pública e autoridade portuária local, desde que recebeu autonomia para administrar contratos de exploração de áreas, em agosto do ano passado. Com isso, o Paraná é o primeiro Estado a atuar como poder concedente, depois de 2013, quando a Lei Federal 12.815 centralizou a exploração portuária no Governo Federal. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, disse que esta medida demonstra a organização e o potencial da administração dos terminais paranaenses.
O termo aditivo, publicado nesta sexta-feira, tem a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, como órgão interveniente, e é válido até 2049. Os investimentos previstos pela PASA somam 117 milhões e 700 mil reais, em duas fases. De acordo com o diretor da empresa, Persio Souza de Assis, a capacidade de movimentação deve subir das atuais três milhões e 600 para seis milhões e 700 toneladas/ano.
Ainda segundo ele, a intenção também é alavancar os negócios, com foco na malha ferroviária, que hoje já absorve 90% da logística da empresa. Até 2022, a PASA deve construir uma nova linha de embarque, com a instalação de um novo shiploader, para movimentar até 2,5 mil toneladas/hora. Também está prevista, até 2023, a construção de um novo armazém, para 60 mil toneladas de açúcar ou 45 mil toneladas de outros granéis sólidos. (Repórter: Wyllian Soppa)
O termo aditivo, publicado nesta sexta-feira, tem a Antaq, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, como órgão interveniente, e é válido até 2049. Os investimentos previstos pela PASA somam 117 milhões e 700 mil reais, em duas fases. De acordo com o diretor da empresa, Persio Souza de Assis, a capacidade de movimentação deve subir das atuais três milhões e 600 para seis milhões e 700 toneladas/ano.
Ainda segundo ele, a intenção também é alavancar os negócios, com foco na malha ferroviária, que hoje já absorve 90% da logística da empresa. Até 2022, a PASA deve construir uma nova linha de embarque, com a instalação de um novo shiploader, para movimentar até 2,5 mil toneladas/hora. Também está prevista, até 2023, a construção de um novo armazém, para 60 mil toneladas de açúcar ou 45 mil toneladas de outros granéis sólidos. (Repórter: Wyllian Soppa)