Portos do Paraná aprimora sistema de sinalização náutica
15/06/2021
A Portos do Paraná finalizou a troca de boias de sinalização náutica no Canal do Surdinho, acesso alternativo ao Porto de Paranaguá. São quatro novos equipamentos, articulados e mais modernos. O investimento da empresa pública é de dois milhões e 800 mil reais, o que inclui a aquisição das boias, materiais e implantação de todo o projeto, que também compreende o canal principal. Ao todo, serão nove equipamentos implantados e mais nove para uso sobressalente. Com a derrocagem submarina na Pedra das Palanganas, será feita a substituição das boias convencionais por articuladas também na região do Canal da Galheta. A substituição das boias convencionais aumenta a segurança no trecho, que terá papel fundamental durante a realização das obras de dragagem no acesso principal aos portos paranaenses. Os novos equipamentos têm maior precisão na posição e atuam como um farolete, servindo como apoio para que os navegantes se localizem visualmente. Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, explicou que os equipamentos são posicionados na margem do canal, o que aumenta a área para passagem dos navios. Eles diminuem a incerteza do posicionamento das boias em mais de 30 metros, delimitando as margens do canal com maior precisão. As boias articuladas são mais resistentes, têm uma maior precisão de posicionamento, maior visibilidade do sinal devido à maior altura, maior alcance geográfico e menor custo de manutenção. Os Portos do Paraná mantêm 100% do índice de eficácia dos equipamentos de sinalização. Ao todo, são 68 sinais: 43 no Porto de Paranaguá, 18 no Terminal Ponta do Félix e mais sete em Antonina. Além da substituição de boias no Surdinho, a autoridade portuária do Paraná investe em obras importantes para a segurança na navegação. A dragagem de manutenção continuada, que foi contratada por cinco anos, permite manter a profundidade nos canais, bacias de evolução e berços. Ao longo do contrato, serão mais de 403 milhões de reais investidos. A derrocagem, que vai retirar parte de um maciço rochoso submarino no canal de acesso principal, deve reduzir os riscos de acidentes e ampliar o calado para que o porto receba navios de grande porte. A obra soma 23 milhões e 200 mil reais em investimentos. (Repórter: Sérgio Aguiar)