Portos conclui audiência pública do Projeto Cais Leste, que centraliza a descarga ferroviária
20/10/2021
A Portos do Paraná apresentou nesta quarta-feira, em audiência pública, o projeto Cais Leste, que centraliza a descarga ferroviária em uma moega exclusiva, conhecida como “Moegão”. Em plataforma online, com 60 participantes, a administração dos portos de Paranaguá e Antonina detalhou como será a reestruturação rodoferroviária dos acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá, otimizando a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que o objetivo é mudar a estratégia dessas operações. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
Atualmente, no Porto de Paranaguá, como na maioria dos portos brasileiros, cada terminal tem seu acesso ferroviário próprio. São 11 terminais de exportação de granéis sólidos que operam no Corredor Leste, mas nem todos têm desvio ferroviário. Com a construção da moega exclusiva para o modal ferroviário, a ideia é atender, em um único ponto, por conexões aéreas, todos os 11 terminais que operam à Leste no Corredor de Exportação. Luiz Fernando Garcia explicou que a obra é projetada para atender a demanda por mais 20 ou 30 anos. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
O projeto prevê aumentar dos quase 550 vagões, que atualmente são descarregados, por dia, no Corredor Leste, para quase 900. Serão quase 300 em cada uma das três linhas. Com a audiência pública e as contribuições recebidas, a equipe interna responsável pela análise do projeto se reúne para os ajustes finais. Na sequência, o projeto segue para a aprovação dos órgãos competentes e, aprovado, será lançado o edital para a licitação da obra. A previsão é que a construção inicie no primeiro semestre do ano que vem. (Repórter: Gustavo Vaz)
Atualmente, no Porto de Paranaguá, como na maioria dos portos brasileiros, cada terminal tem seu acesso ferroviário próprio. São 11 terminais de exportação de granéis sólidos que operam no Corredor Leste, mas nem todos têm desvio ferroviário. Com a construção da moega exclusiva para o modal ferroviário, a ideia é atender, em um único ponto, por conexões aéreas, todos os 11 terminais que operam à Leste no Corredor de Exportação. Luiz Fernando Garcia explicou que a obra é projetada para atender a demanda por mais 20 ou 30 anos. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
O projeto prevê aumentar dos quase 550 vagões, que atualmente são descarregados, por dia, no Corredor Leste, para quase 900. Serão quase 300 em cada uma das três linhas. Com a audiência pública e as contribuições recebidas, a equipe interna responsável pela análise do projeto se reúne para os ajustes finais. Na sequência, o projeto segue para a aprovação dos órgãos competentes e, aprovado, será lançado o edital para a licitação da obra. A previsão é que a construção inicie no primeiro semestre do ano que vem. (Repórter: Gustavo Vaz)