Porto de Paranaguá se prepara para novas operações com fertilizantes
29/01/2021
Uma manobra especial nesta semana começou a preparar o Porto de Paranaguá para oferecer uma nova oportunidade aos operadores, em especial de graneis sólidos de importação. Navios de 225 metros podem atracar no cais comercial, carregados com fertilizantes, dando oportunidade para fazer o retorno ao exterior levando graneis de exportação.
O ensaio foi com a embarcação Tramp Lady, que finaliza a descarga de 41.748 toneladas de fertilizante, sulfato de amônio, no berço 211. Por enquanto, o teste não foi com carga completa, mas colocou todos os equipamentos e a estrutura à prova. A implementação definitiva depende da homologação do novo calado.
O diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira da Silva Junior, disse que a ideia é permitir que, uma vez ou outra, os navios de 225 metros, que são os mesmos navios que atracam no Corredor de Exportação, padrão Panamax, venham trazendo fertilizante e voltem levando soja.
De acordo com Teixeira, o Tramp Lady é o maior navio trazendo fertilizante que já atracou no cais comercial. A embarcação tem sete porões, sem guindaste de bordo. Geralmente, os navios que trazem os graneis aos portos do Paraná medem de 190 a 200 metros, têm apenas cinco porões e guindastes de bordo para auxiliar na operação de descarga.
Todo o trabalho de dragagem e os estudos de batimetria já foram feitos. A previsão é de que a documentação seja enviada à Marinha para homologação no mês de fevereiro. Atualmente, o calado operacional é de 10,8 metros.
De acordo com Teixeira, assim que o calado de 12,5 metros estiver aprovado, Paranaguá ganha um novo diferencial. (Repórter: Flávio Rehme)
O ensaio foi com a embarcação Tramp Lady, que finaliza a descarga de 41.748 toneladas de fertilizante, sulfato de amônio, no berço 211. Por enquanto, o teste não foi com carga completa, mas colocou todos os equipamentos e a estrutura à prova. A implementação definitiva depende da homologação do novo calado.
O diretor de Operações Portuárias, Luiz Teixeira da Silva Junior, disse que a ideia é permitir que, uma vez ou outra, os navios de 225 metros, que são os mesmos navios que atracam no Corredor de Exportação, padrão Panamax, venham trazendo fertilizante e voltem levando soja.
De acordo com Teixeira, o Tramp Lady é o maior navio trazendo fertilizante que já atracou no cais comercial. A embarcação tem sete porões, sem guindaste de bordo. Geralmente, os navios que trazem os graneis aos portos do Paraná medem de 190 a 200 metros, têm apenas cinco porões e guindastes de bordo para auxiliar na operação de descarga.
Todo o trabalho de dragagem e os estudos de batimetria já foram feitos. A previsão é de que a documentação seja enviada à Marinha para homologação no mês de fevereiro. Atualmente, o calado operacional é de 10,8 metros.
De acordo com Teixeira, assim que o calado de 12,5 metros estiver aprovado, Paranaguá ganha um novo diferencial. (Repórter: Flávio Rehme)