Porto de Paranaguá recebe draga especial para obra nos berços
06/12/2019
Os berços do Porto de Paranaguá começaram a ser dragados por uma draga mecânica nesta sexta-feira. Esta é a primeira vez que um equipamento desses, conhecido como Clamshell, é utilizado nos portos paranaenses. A diferença entre essa e as embarcações comuns para execução deste serviço é a precisão e a segurança para dragar mais próximo ao costado. O oceanógrafo Ricardo Delfim, da Diretoria de Engenharia e Manutenção da empresa Portos do Paraná, destacou que o equipamento permite uma dragagem mais precisa. // SONORA RICARDO DELFIM //
A draga Xin Hai Beng se fixa em um ponto estratégico e avança à posição de operação por meio de grandes ‘estacas’. O equipamento traz consigo três tamanhos de caçamba: 09, 22 e 27 metros cúbicos. O uso de draga mecânica, classificação dada a dragas que não utilizam bombas de sucção, normalmente é aplicado em portos brasileiros e internacionais em obras junto a cais, berços e dolfins, que são estruturas localizadas fora do cais que servem para amarração e atracação de navios. Com a obra de manutenção, a profundidade mantida em todos os berços é de 13 metros e meio. Para o berço interno do píer de inflamáveis são 11 metros. No total, serão retirados cerca de 150 mil metros cúbicos de sedimentos no cais comercial e parte interna do píer de inflamáveis. A obra mantém o porto operacional, igualando as profundidades dos berços aos acessos aquaviários. A obra está inserida no programa de manutenção dos portos do paraná, que prevê as obras para os próximos cinco anos com investimentos de 403 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)
A draga Xin Hai Beng se fixa em um ponto estratégico e avança à posição de operação por meio de grandes ‘estacas’. O equipamento traz consigo três tamanhos de caçamba: 09, 22 e 27 metros cúbicos. O uso de draga mecânica, classificação dada a dragas que não utilizam bombas de sucção, normalmente é aplicado em portos brasileiros e internacionais em obras junto a cais, berços e dolfins, que são estruturas localizadas fora do cais que servem para amarração e atracação de navios. Com a obra de manutenção, a profundidade mantida em todos os berços é de 13 metros e meio. Para o berço interno do píer de inflamáveis são 11 metros. No total, serão retirados cerca de 150 mil metros cúbicos de sedimentos no cais comercial e parte interna do píer de inflamáveis. A obra mantém o porto operacional, igualando as profundidades dos berços aos acessos aquaviários. A obra está inserida no programa de manutenção dos portos do paraná, que prevê as obras para os próximos cinco anos com investimentos de 403 milhões de reais. (Repórter: Rodrigo Arend)