Porto de Paranaguá faz o maior embarque de grãos da história
27/05/2019
O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior quantidade de grãos para exportação da história do terminal. O navio chinês Lan Hua Hai chegou nesta segunda-feira no porto paranaense e vai receber 90 mil toneladas de farelo de soja, o equivalente a cerca de 2.500 carretas carregadas, total que supera em 6 toneladas o recorde anterior. A previsão é de que o carregamento leve quatro dias. Este é o maior navio graneleiro já recebido no Corredor de Exportação, com 254 metros de comprimento e 43 metros de largura. O presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que a escolha por Paranaguá para a vinda do navio comprova a capacidade do Porto. De acordo com o diretor de operações, Luiz Teixeira, navios maiores permitem um carregamento de grãos mais eficiente. // SONORA LUIZ TEIXEIRA //
O farelo brasileiro terá como destino a Holanda e foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo. Para o gerente da Cargill em Paranaguá, André Maragliano, as atuais regras de atracação do Porto de Paranaguá, principalmente para o farelo, fazem com que os exportadores consigam prioridade na atracação, o que é uma vantagem do terminal paranaense. // SONORA ANDRÉ MARAGLIANO //
A opção pelos Portos do Paraná para realizar a operação leva em conta, também, o modelo do Corredor de Exportação. O sistema em pool, único no Brasil, permite que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores. A carga que vai encher os sete porões do navio chinês sairá de quatro terminais: Cotriguaçu, Coamo, Cargill e do Silo Público. (Repórter: Rodrigo Arend)
O farelo brasileiro terá como destino a Holanda e foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo. Para o gerente da Cargill em Paranaguá, André Maragliano, as atuais regras de atracação do Porto de Paranaguá, principalmente para o farelo, fazem com que os exportadores consigam prioridade na atracação, o que é uma vantagem do terminal paranaense. // SONORA ANDRÉ MARAGLIANO //
A opção pelos Portos do Paraná para realizar a operação leva em conta, também, o modelo do Corredor de Exportação. O sistema em pool, único no Brasil, permite que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores. A carga que vai encher os sete porões do navio chinês sairá de quatro terminais: Cotriguaçu, Coamo, Cargill e do Silo Público. (Repórter: Rodrigo Arend)